terça-feira, 27 de setembro de 2022

Carta Pastoral 214 - As provações na vida do Cristão

 Carta pastoral – Setembro de 2022 – ano VI – 214

     Série: “Verdades Essenciais da Vida Cristã”

“As Provações na vida do Cristão”

Texto para ler: Tiago 1.2                

Queridos e amados irmãos, que a Graça e Paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Após a sua conversão a Cristo, os problemas e tribulações de sua vida aumentaram, diminuíram ou continuaram com a mesma intensidade?

Um grave engano tem circulado no meio evangélico brasileiro já há algum tempo. É a ideia de que o cristão não enfrenta os problemas comuns aos seres humanos, tais como: enfermidades (físicas, emocionais e mentais); desemprego e crises financeiras; crises familiares; perseguições; acidentes e fatalidades etc. Tem-se a ideia de que somos super-homens, imunes àquilo que atinge os meros mortais.

Não há nada mais alienante e irreal do que essa ideia. A Bíblia Sagrada nem sequer sugere tal coisa. E qual é a gravidade disso? A questão é que, quando um cristão assim pensa e começa a enfrentar tribulações em sua vida, começa, também, a questionar e duvidar de sua fé, de Deus, da Palavra e, até mesmo, a pensar em voltar atrás. Sendo assim, é muito importante conhecermos o que as Escrituras têm a dizer sobre esse tema:

1.     O Cristão passa por provações como qualquer mortal - No versículo acima, Tiago encoraja seus destinatários a reagirem com alegria diante das provações. Sabemos que ele escreveu sua epístola para cristãos, o que é evidenciado pelo uso repetido da expressão “meus irmãos” ao longo do texto. A partir disso, podemos concluir que Tiago escreveu para cristãos que estavam enfrentando provações e que é algo que faz parte da vida cristã. Há alguns outros textos da Bíblia que confirmam essa ideia. Jesus advertiu: No mundo, passais por aflições” Jo 16.33. Lucas registrou: “através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus” At 14.22. Paulo escreveu: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” 2Tm 3.12. Assim sendo, renove sua mente no que se refere às tribulações, aceite o fato de que irá enfrentá-las e esteja pronto para isso.

2.     Quais são as origens das provações, e como reagir - Quais as origens das tribulações? De onde elas surgem? Como elas brotam em nossas vidas? Segundo a Palavra de Deus, podemos apontar pelo menos quatro tipos de origens para as provações:

·       O pecado: Vivemos em um mundo caído, amaldiçoado por causa do pecado de Adão e Eva; Somos pessoas corruptas, corrompidas pelo pecado, ou seja, nossa essência é pecadora; Pecamos ao não obedecer à vontade de Deus, ou seja, nossos atos podem ser pecaminosos. O pecado, a partir desses três níveis, gera tribulações e sofrimentos em nossas vidas.

·       Escolhas erradas: Não só o pecado que nos leva à tribulação e ao sofrimento, mas, também, escolhas erradas. O que vem a ser isso? Não são escolhas pecaminosas, mas, sim, escolhas que, de alguma forma, não foram bem-feitas, seja por precipitação, falta de sabedoria, falta de conhecimento, que geraram relacionamento em crise, endividamento, doenças e muitas outras coisas.

·       Satanás: Sendo o diabo nosso adversário, certamente iremos passar por tribulações e sofrimentos causados pelos seus ataques 1Pe 5.8.

·       Deus: A Bíblia nos mostra que Deus pode nos permitir passar por provação Dt 8.2-3. Deus assim age para aperfeiçoar o nosso caráter e a nossa fé nele.

Na semana que se segue, reflita sobre as provações pelas quais você tem passado. Quais são as originadas de pecados e escolhas erradas? É possível solucioná-las? Quais são os pecados que você tem que abandonar? Quais são as escolhas corretas que você tem que fazer? Quais são as originadas por ataques de Satanás? E pelas mãos de Deus? Como você poderia resistir a esses ataques e vencê-los? Como você deveria responder à provação que Deus coloca em seu caminho?

Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!

 

                                                                                            Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores