terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Sete razões para ser aluno da EBD


Sete razões para ser aluno da EBD

  A Escola Bíblica Dominical —a maior Escola do Mundo, tem sido a principal responsável pela formação ministerial dos obreiros e obreiras em nossas igrejas.
  Prosseguir em conhecer ao Senhor é um imperativo dirigido a todos os crentes, porém muitos não têm descoberto o maravilhoso motivo desta ordem divina, e não desfrutam das riquezas e tesouros nos oferecidos por Deus através da sua palavra.
  Como uma forma de encorajamento e estímulo aos mestres e alunos, a seguir estarão sendo apresentadas sete razões para estarmos participando com freqüência de uma das poucas oportunidades, que nos sobrou neste mundo ocupado, de aprendermos a Palavra de Deus, que é a Escola Bíblica Dominical:



1 - POR AMARMOS A JESUS. Jesus disse: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama." (Jo 14.21)  A Palavra de Deus é tão preciosa que Jesus nos recomendou que a guardássemos, para que não viéssemos a perdê-la, para que não fosse roubada, contaminada ou deteriorada. Nós podemos expressar nosso amor por Jesus de várias maneiras: através dos cânticos, de poemas, de nossa conduta... mas se eu não procurar conhecer, possuir e praticar seus mandamentos, estarei propenso a entrar pelo vergonhoso caminho da hipocrisia. Os adesivos no carro, na camisa, no boné, nos chaveiros, todos são formas de demonstrar nosso amor a Jesus; os instrumentos que tocamos, também; os hinos que cantamos, da mesma forma. Mas se estas demonstrações não estiverem acompanhadas pela obediência à sua palavra, será o mesmo que alguém oferecer, à vista de todos solenemente, um presente com rótulo diferente do conteúdo. No momento da oferta tudo é muito bonito e até admirável, mas quando o presente é aberto, é a maior decepção. É bom termos cuidado para não decepcionarmos a Jesus. Às vezes precisamos rever nossos valores para sabermos se o que procuramos fazer para Jesus é a forma correta de demonstrar o nosso amor para com ele. Nós devemos amar nosso próximo, respeitando-o; amar as almas perdidas, evangelizando-as; amar a obra de Deus, trabalhando nela. Mas acima de tudo devemos amar a Jesus, conhecendo e guardando os seus mandamentos.
2 - PARA NÃO ERRARMOS. Jesus disse: "Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus." (Mt 22.29) Não é necessário nem comentar acerca das grossas fileiras de pessoas hoje que caminham para o abismo por aderirem a movimentos, seitas e superstições por causa da falta de conhecimento bíblico. Naquela ocasião de Mt 22.29, um grupo religioso, os Saduceus, que dizia não haver ressurreição, perguntava a Jesus a respeito de uma mulher que teve vários maridos nesta vida, e qual seria seu marido na vida futura. Nosso Senhor Jesus repreendeu-os não somente por não conhecerem as Escrituras, mas também por não conhecerem o poder de Deus. A falta de conhecimento bíblico leva o homem a achar que está nesta terra tudo o que de melhor Deus preparou para o homem. Se desprezarmos o exame das Escrituras Sagradas estaremos incorrendo no erro de nos apegarmos a conceitos e doutrinas erradas acerca do Reino de Deus. É provável que os Saduceus não tinham o costume de ler as Escrituras, por causa da repreensão de Jesus. Todos os homens e mulheres de Deus partiram desta terra na esperança da vida futura perfeita segundo a promessa de Deus. E quanto mais nós estudamos a Bíblia, submissos à revelação do Espírito de Deus, aumenta em nós a cada dia a prova de que Ele é mais poderoso, é mais perfeito, é mais exigente, é mais amoroso, é mais fiel, é mais misericordioso... do que quando no início cremos.

3 - PARA SERMOS LIMPOS. Jesus disse: "Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado." (Jo 15.3) O Salmo 40 nos fala da lama que a mão poderosa do Senhor nos tirou, e é coerente que passemos por um processo de limpeza e purificação para que nos aproximemos de Deus e lhe sejamos úteis em nossa nova vida. Imagine-se você estando numa praça, e de repente chega um carro muito luxuoso. O motorista pára o carro, e dele sai um rico e amoroso casal que apanha e leva para o seu carro uma destas crianças de rua. A primeira situação que nos vem à mente é aquela criança chegando a casa do casal e sendo conduzida a um rigoroso banho. Servem-lhe uma deliciosa refeição. Tomam todos os cuidados para que ela não volte à vida passada. Providenciam-lhe receber instruções sobre o seu novo modo de viver, e tudo isso passa a ser feito de forma habitual. Assim mesmo Jesus faz conosco. É impossível permanecermos na presença de Deus sem nos deixarmos limpar diariamente pela palavra de Deus. O Senhor Jesus nos fala a respeito da videira. Ele é o tronco, e nós os ramos. Os ramos que produzem frutos precisam ser limpos para que dêem mais frutos. Assim o primeiro requisito para sermos usados por Deus é deixarmos nos limpar. E esta limpeza é nos proporcionada pela palavra de Deus.
4 - PARA APRENDERMOS. Jesus disse: "Aprendei de mim." (Mt 11.29) É constrangedor alguém nos pedir e não sabermos responder por que razão vamos morar no céu, ou qual é o fundamento de nossa esperança, ou qual é a razão da nossa fé. Aprender de Jesus é uma necessidade de todo o crente que deseja alcançar a glória eterna. Jesus nos manda que aprendamos dele para que o foco de nossa atenção repouse sobre ele. Jesus também quer nos mostrar que precisamos aprender dia a dia; nos aperfeiçoarmos, até chegarmos à estatura de varão perfeito. Há crentes que se aplicam ao estudo de muitos assuntos sem nem ao menos conhecer um pouco sobre o ministério de Jesus, sua vida, sua obra, morte e ressurreição. Quantos são os que vêem Jesus não mais do que um homem que viveu há uns dois mil anos atrás, fazendo milagres, com seu poder reservado somente para aquela época, e já não crêem na atualidade de suas promessas, na atualidade dos dons espirituais, vivem relembrando a época da igreja de Atos, esquecendo-se de que o Espírito. Precisamos saber se o que temos aprendido, diz respeito a Jesus. Há muitos dizendo conhecerem a fundo as coisas de Deus sem conhecerem o Filho. Jesus disse que ninguém vai ao Pai se não for por ele. Sendo assim, qualquer revelação fora da pessoa de Cristo, é duvidosa e não digna de aceitação. Jesus é o nosso grande mestre.
5 - PARA SERMOS SANTOS. Jesus orou: "Santifica-os na verdade. A tua palavra é a verdade." (Jo 17.17) Um dos atributos morais de Deus é a santidade. E ela é para nós uma exigência porque o propósito de Deus é que seus filhos andem em santidade. Para Abraão Deus disse: Sê perfeito e anda na minha presença (Gn 17.1); para Josué Deus disse: Tenhas o cuidado de fazer segundo a tudo quanto está escrito no livro da lei (Js 1.8); Pelo apóstolo Pedro, Deus determina: Sede santos porque eu sou santo (1 Pe 1.16). A santidade, que significa separado do pecado, sempre foi em todas as dispensações uma exigência divina ao homem. Se queremos ver a Deus devemos ser santos: "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá ao Senhor." manda-nos a palavra de Deus. Esta santificação não começa em nós mesmos, e também não é produzida pelo auto esforço. Este processo de santificação tem sua razão e fundamento na palavra de Deus. O próprio Deus, através do poder da sua palavra, produz em nós a santidade impossível de produzirmos por nós mesmos. A graça de Deus produz em nós a santidade que agrada a Deus. Não devemos incorrer no erro de acharmos que Deus irá aceitar nossos padrões morais de comportamento como o modelo de santidade que Ele exige. Por mais rigorosos que possamos achar que estamos sendo para com Deus, o conceito moral de Deus estará sempre muito além dos nossos padrões. Por outro lado não devemos achar impossível viver a santidade que Jesus nos exige. Jesus nunca exigiu nada do homem que ele não pudesse realizar. E se Jesus nos diz: Sede santos, é porque é perfeitamente possível sermos santos como Jesus nos manda. E isso nós conseguimos através da obediência à sua palavra. Deus nos santifica para que também permaneçamos e andemos em santidade. Jesus virá para buscar um povo santo. Santo porque este povo está separado do mundo, das suas sujeiras e injustiças. Está no mundo, mas não pertence ao mundo. Jesus virá buscar o que é seu, e tudo o que é de Jesus, é santo, como ele é. Para sermos santos, precisamos andar na verdade, e a verdade é a palavra de Deus.
6 - PARA SERMOS AMIGOS DE JESUS. Jesus disse: "Vós sereis meus amigos se fizerdes o que eu vos mando." (Jo 15.14) Um dos maiores privilégios do Reino dos céus é sermos chamados amigos de Jesus. O amigo é mais do que servo, porque como disse nosso Senhor Jesus, o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas Jesus tem nos revelado os segredos que ele ouviu do Pai. Quanto mais conhecemos acerca de uma pessoa, mais esta pessoa se torna íntima para nós. É este relacionamento de intimidade, de amigos, que Jesus quer estabelecer conosco. Os amigos sempre estão juntos e são fiéis em todas as situações. Os amigos não abandonam. Jesus é o nosso verdadeiro amigo. Mas para valorizarmos esta amizade, precisamos a cada dia perguntar a Jesus acerca do Pai, porque muitas coisas Deus revelou ao seu Filho, e Jesus terá o imenso prazer de nos fazer participantes dos segredos de Deus. Não é maravilhoso? Não somos somente servos, somos amigos. E esta amizade é cultivada através do estudo da palavra de Deus. Porque para nós fazermos o que Jesus nos manda, precisamos conhecer a sua vontade através da sua palavra.
7 - PARA SERMOS BEM AVENTURADOS. Jesus garantiu: "Bem aventurados os que lêem, ouvem e guardam a sua palavra." (Ap 1.3) Bem aventurados são os que buscam conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor. Não estacionam do lado de fora, no átrio, mas prosseguem até o mais íntimo de Deus, o Santo dos Santos. Bem aventurados os que lêem, porque muitos são os desviados que deram ouvidos a doutrinas erradas que nunca procuraram confirmar na Bíblia. Bem aventurados os que ouvem, porque muitos são os abatidos no campo de batalha por não aceitarem o conselho dos ministros de Deus, dos anciãos. Bem aventurados os que guardam, porque também muitos já se perderam não valorizando a preciosidade e a riqueza da palavra de Deus.
Conclusão:
  Se depois destas sete razões apresentadas, ainda assim nós permanecermos insensíveis ao chamado de Jesus para o aprendizado, nós estaremos diante de sete conclusões sérias e preocupantes:
1 - Nós não teremos os mandamentos de Jesus e não poderemos guardá-los porque não os teremos buscado, e conseqüentemente não poderemos saber como amar a Jesus.
2 - Continuaremos errando como os Saduceus não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.
3 - Continuaremos sujos porque não estaremos nos deixando limpar pelo poder alvejante da palavra de Deus.
4 - Estaremos buscando várias formas de conhecimentos mas estaremos desprezando a verdadeira fonte de conhecimento, que é Jesus.
5 - Poderemos estar incorrendo no erro de buscarmos meios errados de santificação, desconhecendo que somos santificados pela palavra de Deus.
6 - Não poderemos dizer que somos amigos de Jesus porque não estaremos buscando saber o que Jesus quer que nós façamos, e assim não poderemos fazer o que Ele manda. Quem não faz o que Jesus manda não pode ser amigo de Jesus.
7 - Nós não seremos bem aventurados porque não buscamos ouvir, nem ler, nem guardar a palavra de Deus. E também não poderemos esconder a palavra de Deus em nosso coração (Sl 119.11), porque ninguém pode guardar ou conservar em si mesmo aquilo que não possui.
  O Deus e Pai de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, pela Sua graça, nos fortaleça. Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores