segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Carta Pastoral 037 - Keep Calm (Mantenha a calma)



Carta pastoral – Janeiro de 2017 – ano II – 037                       
  Série “Crescendo no relacionamento com Deus”- Keep Calm (Mantenha a calma)
Textos para ler: Mt 11.28-30; Sl 37.4,7; Mt 6. 25,31,32,34
Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.
Todos nós estamos acostumados a ouvir que a depressão é o mal do século. Bem pior que ouvir, é ter que lidar com esse mal, seja na família, com algum amigo ou consigo próprio. Essa enfermidade que afeta a alma e o corpo humano tem, ano após ano, invadido um número cada vez maior de lares. Cerca de 370 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão. Qual é a sua origem? Desconsiderando causas físicas, como desajustes hormonais, a depressão pode iniciar sua trajetória através de crises de ansiedade.
Sabemos, a partir da Bíblia, que Deus não está interessado em lidar apenas com as questões espirituais do ser humano. Aliás, desvincular o espiritual dos aspectos físicos, emocionais e intelectuais é um erro. O homem é, sim, constituído de corpo, alma e espírito, mas esses três não atuam independentemente. Há uma forte interdependência entre eles. No dia-a-dia, somos o resultado da interação do nosso corpo, com nossa alma, com nosso espírito. Sendo assim, ansiedade e depressão são assuntos do interesse de Deus e sobre os quais a Bíblia tem algo a dizer. É sobre isto que vamos aprender no GCEU de hoje: como agir de modo a vencer a ansiedade ou, até mesmo, como agir para não cair na armadilha da ansiedade. Que o Espírito Santo ministre profundamente ao seu coração, e te ajude a estabelecer com Deus, uma relação de confiança.
O Salmo 37 nos ensina a como ter essa atitude. Nos seus versículos 4 e 7, ele contém quatro verbos, que expressam passos que nos ajudam a lidar de maneira direta com a ansiedade. São eles:
1. Confiar
Confiança é a base de tudo. Sem confiança não há relacionamento. Não tem como respondermos sim ao convite de Cristo para sermos aliviados se não confiarmos nele. Há quatro aspectos que a Bíblia apresenta sobre a confiança em Deus: Só confia no Senhor quem o conhece. Sl 9.10; Confiar no Senhor é uma escolha. Sl 20.7; Aquele que confia no Senhor certamente não será abalado. Sl 125.1; Confie no Senhor e não em si mesmo. Pv 3.5
2. Entregar
A proposta do Senhor é que, confiando nele, entreguemos toda a nossa vida em suas mãos, o que inclui aquilo que nos traz ansiedade. Eis alguns versículos da Bíblia que falam sobre isso: Sl 38.9; 1 Pe 5.7; Fl 4.6
3. Descansar
Conforme Fl 4.7, a conseqüência natural de quem entrega sua ansiedade a Deus é desfrutar de uma paz que vai além do que nossa mente pode alcançar. Como o problema não está mais nas mãos da pessoa, mas, sim, nas do Deus todo-poderoso, ela não precisa se preocupar, podendo ficar em paz.
4. Esperar
Aquele que descansa no Senhor deve, também, esperar. Isso significa não tomar o controle para si novamente, mas esperar pacientemente pelo agir de Deus. Sl 40.1; Sl 38.18; Sl 25.3; Is 40.31; Lm 3.25
Aqueles que têm a Deus por Pai não precisam andar ansiosos quanto à sua vida. Deus, pessoalmente, cuida deles. Confie sua vida nas mãos de Deus. Deixe ele cuidar de você. Não seja independente. Confie. Entregue, Descanse. Espere. E o mais Ele fará...Em Cristo Jesus, esperança nossa. Até a última casa!
                                                                                   Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores