segunda-feira, 15 de abril de 2019

Carta Pastoral 122 - Caminho da verdade


Carta pastoral – Abril de 2019 – ano IV – 122


Série: No caminho de Jesus



“Caminho da verdade”




Texto para ler. Marcos 15.16-39.


Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

A caminhada com Cristo nos confronta a viver uma vida pautada na verdade. Não há nada oculto diante dos olhos do Senhor, pois Ele sonda o nosso interior e mesmo aquilo que aparenta ser bom em nós, é revelado a sua verdadeira essência.

A passagem bíblica lida, no verso 21 relata um homem chamado Simão, que foi constrangido a levar a cruz de Jesus. O que parece ter sido uma atitude louvável, na verdade traz consigo fatores que devemos refletir de modo profundo e sincero.

1.      Tinha Jerusalém, mas Jerusalém não o tinha. Simão, embora sendo judeu, não habitava em Israel, mas em Cirene na África. Ele tinha Jerusalém como sua cidade, vinha todos os anos participar da festa da páscoa, mas Jerusalém não o tinha como habitante. Essa mesma realidade ocorre em muitos contextos; filhos que têm os pais para os sustentar, mas pais que não têm os filhos quando precisam deles na velhice. Maridos que têm a esposa para as obrigações de casa, mas esposas que não têm o marido quando precisam, ou vice-versa. O mesmo acontece na igreja; pessoas que têm a igreja quando precisam de ajuda, seja material ou espiritual, mas a igreja não os tem quando precisam.

2.      Teve uma ação, mas sem motivação. Simão não levou a cruz porque se compadeceu de Jesus, levou porque o obrigaram. Ele não tinha motivação que brotava do seu interior. Sua ação vinha de fontes externas. Muitas pessoas são assim na obra de Deus; só fazem alguma coisa quando aquilo que fizer lhe der algum retorno. Não fazem em gratidão por aquilo que Deus já fez, mas por interesse ou por pressão.

3.      Estava no Mover, mas o Mover não estava nele. Simão estava presente no cenário mais importante da história humana. No lugar que marcou pra sempre toda a humanidade, mas o que acontecia ali não era de seu menor interesse. Ele apenas passava ali por especulação. Essa é a triste realidade de muitos; estão no meio do mover de Deus mas não são atraídos por ele, estão na igreja mas não se comportam como igreja, estão no GCEU mas a unção do GCEU não impacta sua vida. São apenas expectadores e especuladores sem interesse em fazer parte do que o Senhor está promovendo.

4.      Recebeu uma cruz, mas não recebeu Cristo. Simão carregou uma cruz antes de conhecer o Homem da cruz. Quando medito nesse fato, vejo quantas pessoas recebem uma religião sem conhecer a Cristo, recebem doutrinas humanas e passam a carregar uma cruz pesada na vida religiosa sem conhecer a Jesus que nos dá um jugo suave e um fardo leve Mt 11.29. Quem conhece e recebe a Cristo, entende que todo peso do pecado Ele mesmo levou sobre si para que possamos viver em liberdade e novidade de vida.

O Senhor está trazendo um novo tempo para nossa igreja, onde, não só estaremos nela, mas ela estará em nosso coração. Onde uma força interior nos motivará a fazer sua vontade. Onde estaremos no mover e o mover estará em nós marcando nossas vidas e daqueles que estão à nossa volta. Onde seguiremos Jesus sem o peso da religiosidade fria e sem vida.

Que o caminho da verdade revele onde precisamos ser transformados!

Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa! 
                                                                                            Pr. Luiz Antonio

6 comentários:

  1. Palavra abencoada vindo do trono de Deus.
    Uma dura realidade principalmente para oa dias de hoje.
    Qyw venhamis a refletir.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. A paz do senhor Jesus.a europa esta a espera de um grande avivamento da parte do nosso.as vezes fico no meu coração uma pergunta oque sera este avivamento para eles? Vejo que o senhor ja morreu na cruz por nos.entao no meu.modo de vivencia este avivamento e ter uma vida de constância com nosso Deus em sua palavra oração e jejuando sempre.ou sera que estou equivocado quanto a isso?por gentileza me.ajude ai tire minhas dúvidas pastor e irmãos amados.a paz do senhor Jesus pra todos..

      Excluir
  3. Uma palavra poderosa e edificante que com certeza vai até a divisão da Alma e do espírito humano.

    ResponderExcluir
  4. Palavra maravilhosa e confrontadora.Deus abençoe sua vida pastor Luiz

    ResponderExcluir

Seguidores