segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Carta Pastoral 179 - Prevalecendo em dias difíceis

 Carta pastoral – Outubro de 2021 – ano V – 179

     Série: “O Tempo do Espírito Santo”

“Prevalecendo em dias difíceis”

Texto para ler:   I Reis 17:8-16

 Queridos e amados irmãos, que a Graça e Paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

  “De que maneira iremos prevalecer?” Ao acordar naquele dia, certamente essa era a pergunta que atormentava a viúva desta história bíblica. Num tempo de seca e fome, o que lhe restava era a escassa comida para um único dia. Ela e seu filho não tinham reserva para mais do que isso!... “Como vamos prevalecer?” é também a interrogação que se abate sobre grande parte dos brasileiros nesta pandemia. Não só uma doença séria que se espalhou, mas a realidade do desemprego, dos negócios parados, da alta dos preços, assusta demais. Entretanto, Deus interveio no drama daquela mulher. O que era preocupação se tornou um testemunho de milagre e abundância!... Esta história tem muito a nos ensinar. Há uma forma de, pelos princípios de fé, vencermos as perspectivas sombrias e até prosperarmos no meio de uma crise. Vamos ver como!

 1.     Faça o que você pode fazer – vs. 10 – Muitas pessoas, diante da ameaça do caos, entram em desespero e ficam paralisadas pela ansiedade. A viúva de Sarepta, não. Embora ela tivesse muito pouco mantimento em casa, o profeta Elias a encontrou apanhando lenha para cozinhar. Ela não podia fazer tudo, mas decidiu fazer tudo o que podia... É muito importante não desistir, quando estamos em necessidade. Nosso esforço é um sinal que emitimos ao céu e uma forma de prepararmos caminho para a ação de Deus... O pescador

Pedro fez a maior pesca de sua vida depois de uma noite sem conseguir pescar nada. A crise antecedeu a abundância, mas o milagre só aconteceu porque, no momento da dificuldade, ele não ficou paralisado. Jesus o encontrou lavando as redes, ou seja, trabalhando, fazendo o que podia!

2.     Que o Reino de Deus seja sua prioridade – vs. 8-13 – Uma pessoa carnal, achará um absurdo o que aconteceu nesta história. A viúva, que tinha pouquíssimo recurso para sobreviver, foi desafiada a servir primeiro ao profeta. Gente mundana diria: “Que homem insensível e aproveitador!” Entretanto, ou somos crentes, ou somos do mundo. Ou nos guiamos pelos princípios da Palavra de Deus, ou nos guiamos pela lógica natural... Se prestarmos atenção, antes mesmo de Elias encontrar com a mulher, Deus lhe disse que ela, mesmo sendo tão pobre, seria usada para sustentá-lo. O ensino da Palavra é priorizarmos o Reino de Deus Mt 6.33, para que nossas necessidades sejam supridas debaixo da bênção. Se não fizermos isso, deixando de entregar o que é para sustento do ministério, não temos como contar com seu favor. Se aquela viúva retivesse a oferta que lhe estava sendo pedida, milagre algum aconteceria e ela morreria de fome, como ela mesmo reconheceu.

 3.     Creia na Palavra de Deus – vs. 14-16 – Aquela viúva não apenas obedeceu a palavra dada pelo profeta, mas creu nela. Sua decisão foi fechar os ouvidos às vozes da razão e do caos e crer nas promessas de Deus... Em tempos como o nosso, precisamos filtrar muito o que alimenta a nossa alma. Se ficarmos o tempo todo assistindo noticiários, ouvindo histórias de tragédia e considerando o que pensam as pessoas do mundo, vamos sucumbir na fé e, aí, não poderemos contar com Deus. Em momentos de crise, só as pessoas que se alimentam da Palavra e investem na oração têm como provar milagres!

Vamos nos unir em clamor e súplica nesse momento! Se você está passando por um momento difícil, creia que o Espírito Santo nos fará prevalecer. Esse é o tempo de viver o sobrenatural, esse é o Tempo do Espírito Santo!

 Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!

 

                                                                                                          Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores