terça-feira, 5 de julho de 2016

Carta Pastoral 024 - Não Matarás!



Carta pastoral - Julho de 2016 – ano I – 024

       Carta Pastoral

Texto para ler: Mt 5. 21-26
Queridos e amados irmãos que estão reunidos no GCEU, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.
Como falamos na última carta, este capítulo de Mateus se coloca como um dos textos mais amedrontadores para aqueles que vivem um cristianismo medíocre. O texto que lemos é o início da explicação mais prática do que é cumprir a lei e como a nossa justiça deve exceder a dos escribas e fariseus.
Jesus nos mostra o quanto somos transgressores da lei, mesmo aquelas que pensamos jamais ter transgredido. Ele nos faz refletir que matar alguém não é só atentar contra a sua integridade física. Matamos uma pessoa, quando a consideramos morta dentro do nosso coração. “Encolerizar contra seu irmão” é dá início ao assassinato. Todo crime contra a vida começa com a ira; seja ela de forma súbita ou alimentada a longo prazo. Matamos uma pessoa quando a consideramos excluída da nossa vida. A palavra Raca significa “cabeça oca, não faz parte de nós”. Como somos propensos a excluir irmãos do nosso convívio por ele não ter o mesmo nível intelectual, social ou até espiritual que nós. Precisamos fazer uma profunda reflexão sobre o nosso comportamento em relação aos irmãos com necessidades especiais, irmãos que vieram das drogas e bebidas, da prostituição, da homossexualidade, que são mães solteiras, que foram presidiários etc. Quantas pessoas são mortas na igreja por serem excluídas por causa do preconceito, da desconfiança e da zombaria. A outra palavra é Louco, que embora seja usada hoje em uma conotação menos agressiva no nosso idioma, naquele tempo significava “vá para o inferno, desgraçado, descrente”. Quando não pregamos o evangelho para alguém (por omissão), privamos as pessoas de conhecerem o plano de salvação e somos participantes de situações que levam pessoas a saírem da presença de Deus, estamos dizendo a essa pessoa “vá para o inferno”.
Assim como Jesus mostra a punição para aqueles que matam das mais diversas formas, ele apresenta uma forma de consertar o dano causado a alguém – a RECONCILIAÇÃO. Reconciliar é mais que perdoar de forma interior, é ir até a pessoa. É buscar reconstruir o relacionamento que foi fragmentado pela ofensa. Jesus nos ensina que quando não buscamos a reconciliação, nosso culto não é aceito por Deus. Perdão e reconciliação é o remédio poderoso para curar as feridas da alma, para “ressuscitar” vidas que foram golpeadas pela ira e preconceito. Todos nós estamos sujeitos a matar irmãos, como Jesus apresenta, mas todos nós também temos a capacidade reconciliarmos uns com os outros. Devemos fazer isso depressa pois o dia do julgamento está chegando. Vamos fazer isso hoje!
Já pensou o quanto o Reino de Deus, a sociedade e a igreja Wesleyana ganhará se nós buscarmos cumprir esse mandamento? Que o Senhor nos capacite a cada dia a amar mais, perdoar mais e aprender com Jesus por meio de sua rica palavra.
Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!
                                                                                Pr. Luiz Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores