terça-feira, 20 de setembro de 2022

Carta Pastoral 213 - O Poder da Palavra de Deus

 Carta pastoral – Setembro de 2022 – ano VI – 213

     Série: “Verdades Essenciais da Vida Cristã”

“O Poder da Palavra de Deus”

Texto para ler: Tiago 1.18-22                 

Queridos e amados irmãos, que a Graça e Paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Qual a importância da Palavra de Deus para você? Você tem alguma experiencia marcante com a Palavra, seja em uma pregação ou lendo? Como você mais tem contato com a Palavra; ouvindo, lendo a Bíblia, lendo livros ou de outra maneira?

A Palavra é o meio utilizado por Deus para revelar à humanidade seu caráter, sua vontade e seu plano de salvação. Através dela, então, conhecemos quem Deus é, como Ele quer que vivamos e o que Ele fez para nos trazer de volta para Ele. Em um primeiro momento, Deus se revelou através de suas palavras e ações na história de Israel e da Igreja. Em um segundo momento, ele chamou e inspirou homens a registrar as revelações dadas por Ele, de modo que elas fossem transmitidas às gerações futuras. Esses registros foram agrupados e surgiu a Bíblia que corresponde à que temos hoje em nossas mãos. Hoje, em um terceiro momento, quando temos contato com a Palavra registrada, seja direta ou indiretamente, o Espírito Santo, que é quem a inspirou, a revela para nós de maneira pessoal, fazendo com que ela produza efeitos em nossas vidas. Hoje vamos refletir sobre os efeitos produzidos pela Palavra.

1.     Somos Gerados pela Palavra Tg 1.18 - A Palavra é o instrumento usado por Deus para efetuar em nós o novo nascimento. Através da cruz de Cristo, a intenção de Deus foi e é realizar uma nova criação, a partir da restauração da criação caída. Os primeiros frutos desse plano são pessoas restauradas, as quais são geradas pela Palavra da verdade. Por meio da Palavra, nos é revelado nossa vida de pecado e suas consequências, e o plano de Deus para nos resgatar do pecado e sua condenação. Sendo assim, por meio da Palavra, a nova criação de Deus está sendo, hoje, gerada, o que tem acontecido a partir da regeneração da humanidade caída. Em conformidade com isso, 1Pedro 1.23-25 diz: “pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada”.

Como o novo nascimento se dá na prática do dia a dia? Uma pessoa, ao ter contato com a Palavra de Deus, seja através de uma pregação, leitura de um livro ou através da leitura pessoal da Bíblia, pode ser tocada pelo Espírito de Deus, o qual age conjuntamente com a Palavra, e, assim, ser regenerada.

2.     Somos Santificados pela Palavra Tg 1.21 - O segundo efeito que a Palavra pode produzir na vida de uma pessoa é a santificação. Essa santificação é operada pelo acolhimento, com mansidão, da Palavra em nós implantada, a qual é poderosa para nos salvar. A palavra é o agente da santificação porque, como foi dito no início, ela revela o caráter e a vontade de Deus para nós. O alvo da santificação, está descrito na palavra. É ela que nos mostra o que é pecado e o que é santo. Entretanto, isso não é suficiente. Para sermos, de fato, santificados, precisamos acolher, com mansidão, a Palavra implantada. Mansidão aqui significa ausência de resistências, submissão, ou seja, para que a palavra produza em nós a santificação, é necessário que nos rendamos e nos submetamos ao que ela ensina, abrindo mão, assim, das nossas opiniões e vontades. Em 1Pedro 2.1-2, ele diz: “Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação”. O genuíno leite espiritual que deve ser ardentemente desejado é a palavra. Ela é que nos dá condições para crescermos em nossa vida espiritual, ou seja, sermos santificados.

Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!

 

                                                                                            Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores