terça-feira, 13 de setembro de 2022

Carta Pastoral 212 - Semelhantes a Cristo

Carta pastoral – Setembro de 2022 – ano VI – 212

     Série: “Verdades Essenciais da Vida Cristã”

“Semelhantes a Cristo”

Texto para ler: Romanos 8.28-29; 2 Coríntios 3.18; 1João 3.2

Queridos e amados irmãos, que a Graça e Paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Após a conversão, qual é a minha missão principal? Qual é o propósito maior de Deus para o seu povo?

Estes textos mostram três perspectivas de tempo: passado, presente e futuro. Juntas, elas nos dão uma visão geral do propósito de Deus para nós: no passado, antes da criação, Deus estabeleceu seu plano e vontade de sermos semelhantes a Jesus; Hoje, no presente, estamos sendo transformados pelo Espírito Santo; e no futuro há a garantia de que seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é. Estes três propósitos se unem e apontam para um mesmo objetivo: a transformação do homem à imagem de Cristo. Este é o propósito de Deus para o seu povo.

Se sabemos que o grande alvo de Deus para nós, quanto ao que somos, é a semelhança com Cristo, quais seriam então as principais características que devemos buscar em nossa nova vida?

1.     Semelhantes a Cristo em Humildade - Paulo diz em Filipenses 2:5-8: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo tornando-se semelhante aos homens, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!”. Ao se tornar homem, Jesus se humilhou e não se agarrou à sua posição de Rei do Universo e veio dar a sua vida por todos nós.

2.     Semelhantes a Cristo no desejo de Servir - Em João 13.4, 5,12 Jesus ilustra muito bem sua vida de serviço: tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha com que estava cingido. Ao terminar, retomou seu lugar e disse-lhes: “Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo para que, como eu vos fiz, façais vós também”. Aquilo que Jesus fez foi muito forte e simbólico, porque em sua cultura era função de um escravo e servo. Jesus não veio para ser servido, mas para servir, e assim espera que sejamos.

3.     Semelhantes a Cristo no Amor - Veja Efésios 5:2: “e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus”. Observe que o texto se divide em duas partes. A primeira fala de andarmos em amor, um mandamento no sentido de que toda a nossa conduta seja caracterizada pelo amor, mas a segunda parte do versículo diz que ele se entregou a si mesmo por nós na cruz. Assim, Paulo está nos conclamando a sermos semelhantes a Cristo em sua morte e amarmos com o mesmo amor que Jesus demonstrou no Calvário.

4.     Semelhantes a Cristo na Missão - Em João 17.18, Jesus, orando, diz: “Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo”, referindo-se a nós. E na Comissão, em João 20:21, Jesus diz: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio”. Estas palavras carregam um significado importante. É uma instrução no sentido de que a missão dos discípulos no mundo deveria ser semelhante à do próprio Cristo. Em que aspecto? Nestes textos, as palavras-chave são “envio ao mundo”. Do mesmo modo como Cristo entrou em nosso mundo, nós também devemos entrar no “mundo” das outras pessoas e demonstrarmos a mesma compaixão amorosa que marcou a vida de Jesus e apresentar-lhes o caminho da salvação.

Um dia todos os crentes comparecerão diante de Deus para uma avaliação do quanto se tornaram semelhantes a Cristo. Este deve ser um foco permanente na vida de todo cristão: O que eu tenho feito para Deus e seu Reino através de minha vida e que tipo de ser humano tenho me tornado desde que me converti?

Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!

                                                                                             Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores