terça-feira, 24 de novembro de 2020

Carta Pastoral 167 - A volta gloriosa de Cristo

Carta pastoral – Novembro de 2020 – ano V – 167

     Série: “Jornada 12 em 4”

“A volta gloriosa de Cristo”

Texto para ler: Atos 1.9-11

 Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Como você entende o futuro da humanidade? Pra onde ela caminha? Como você imagina que a história se desenrolará?

Para muitas pessoas, a história caminha sem rumo certo e a humanidade está à deriva, sem o comando de um “senhor deste navio”. Para muitos, a história é uma repetição de acontecimentos passados. Para outros, o planeta caminha para um desastre natural e social. Mas não é isso que o Cristianismo afirma. Segundo a revelação da Bíblia, a Palavra de Deus, a história caminha para uma consumação, para um desfecho final que se dará exatamente quando Cristo voltar.

A segunda vinda de Cristo é um dos assuntos mais enfatizados em toda a Bíblia. Há cerca de 300 referências sobre a primeira vinda de Cristo nas Escrituras e oito vezes mais sobre a sua volta em toda a Bíblia. Deste assunto tão amplo e algumas vezes controvertido, vamos apresentar alguns tópicos mais gerais e relevantes.

 

1.      A volta de Cristo será repentina. Será um evento surpresa! Ninguém poderá se preparar de última hora, e viver a vida sem considerar a volta de Cristo é loucura. Devemos estar sempre prontos.

• Sua volta será como um relâmpago. Mt 24.27

• Ninguém sabe o dia e a hora, nem os anjos de Deus. Só Ele mesmo sabe. Mt 24.36

         • Muita gente vai ser pega de surpresa. Mt 24.38-39. Jesus compara sua volta com a vinda de um ladrão a uma casa, de surpresa Mt 24.43-44.

2.      A volta de Jesus será vitoriosa Mt 24.31. Jesus virá para arrebatar a Igreja. Os anjos recolherão os escolhidos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus. Os eleitos de Deus serão chamados. O apóstolo Paulo afirma em 1 Ts 4.13-18 que quando Cristo vier, os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, com corpos incorruptíveis, poderosos, gloriosos, semelhantes ao corpo ressuscitado de Cristo. Então, os que estiverem vivos serão transformados e arrebatados para encontrar o Senhor nos ares e assim estarão para sempre com o Senhor. Aquele dia será de vitória. Todo sofrimento cessará para os cristãos e toda lágrima será enxugada. Então O ouviremos dizer: “Vinde benditos do meu Pai! Recebam como herança o reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo” Mt 25.34.

3.      Muitos sinais acontecerão para sabermos que está próxima a volta de Cristo.

• O avanço da pregação do evangelho a todas as nações. Mt 24.14. A evangelização das nações é um sinal que deve preceder a segunda vinda de Cristo. Quando pregamos o evangelho estamos apressando o dia da vinda de Cristo.

• Um tempo de profunda angústia e dor em toda a terra Mt 24.9,10. Esse tempo é ilustrado com o tempo do cerco de Jerusalém, onde o povo foi encurralado pelos exércitos romanos e foram mortos à espada.

• O abandono da fé em Deus Mt 24.4,5,23-26. A segunda vinda será precedida por um abandono da fé verdadeira por muitos que seguirão seitas e falsas religiões.

• Uma enorme depravação moral, uma multiplicação da iniquidade Mt 24.12.

• O mundo vai estar sem referência moral, perdido e confuso, o que já está acontecendo: a corrupção, a violência, a desintegração da família, o colapso dos valores morais e espirituais, o movimento homossexual, as drogas, tudo se tornando aceito e normal.

• O anticristo vai se manifestar Mt 24.15. O anticristo é um homem, uma espécie de encarnação de Satanás, que vai agir na força e no poder de Satanás. Vai governar com mão de ferro. Vai perseguir cruelmente a igreja. Vai blasfemar contra Deus. Mas, no auge do seu poder, Cristo virá em glória e o matará com o sopro da sua boca.

• Muitas guerras em toda parte, muitos terremotos, fomes e epidemias Mt 24.6,7,29. Ao observarmos a nossa época, veremos que praticamente todos os sinais já são evidentes, e que a volta de Cristo está próxima, como lemos em Tg 5.8.

1.      A segunda vinda de Cristo tem propósitos bem definidos. Ele virá para recompensar os fiéis Mt 16.27, para julgar as nações Mt 25.31-32, para trazer à luz todas as coisas ocultas 1Co 4.5. Jesus virá para julgar aqueles que o traspassaram Mt 24.30. Ele virá julgar vivos e mortos 2Tm 4.1. Aqueles que escaparam da justiça dos homens não poderão escapar do tribunal de Cristo. Naquele dia o dinheiro não os livrará, o poder político não os ajudará. Eles terão que enfrentar o Cordeiro a quem rejeitaram. Naquele tribunal, os ímpios terão testemunhas que se levantarão: suas palavras os condenarão, suas obras os condenarão e até seus pensamentos os condenarão. Seus pecados escreverão sua sentença de morte eterna.

Todo ensino bíblico sobre a segunda vinda de Cristo tem como objetivos nos dar esperança, nos incentivar à perseverança e nos alertar para estarmos sempre preparados para este último grande evento mundial. Ele está avisando que já vem sem demora e que, assim como foi para o céu, voltará. Essa Palavra é verdadeira.

 

Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!

 

                                                                                                          Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores