terça-feira, 17 de novembro de 2020

Carta Pastoral 166 - O Mestre nos chama

 Carta pastoral – Novembro de 2020 – ano V – 166

     Série: “Jornada 12 em 4”

“O Mestre nos chama!”

Texto para ler: João 1.35-51

 Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

O texto acima é uma narrativa que nos apresenta Jesus chamando os seus primeiros discípulos. Foram eles: André, Pedro, Filipe e Natanael. Cada um deles teve uma experiência distinta quanto a esse chamado, ou seja, Jesus usou de diferentes abordagens para chamá-los. Um ponto, entretanto, foi comum a todos: eles foram chamados para seguir a Cristo e serem seus discípulos. Disso se trata a vida cristã!

Nos dias de hoje, semelhantemente, Jesus continua a chamar pessoas para segui-lo e serem seus discípulos, permanecendo o conteúdo desse chamado inalterado.

1.      Nos chama para segui-lo. Os versículos 35 a 37 nos dizem que dois dos discípulos de João Batista, ao ouvirem-no dizer que o homem que por eles passava era o Cristo, deixaram-no e passaram a seguir a Jesus. No versículo 37, Jesus, ao se encontrar com Filipe, disse-lhe: “Siga-me”.

O discipulado cristão é um chamado a seguirmos a Cristo. Isso implica, como ocorreu com os discípulos de João Batista, deixarmos nossos antigos mestres, para seguirmos a um novo. É necessário deixarmos as antigas ideias e práticas, para seguirmos a novas, de modo que uma grande mudança de comportamentos aconteça. Atender ao chamado do Cristo, então, gera transformações significativas na nossa vida.

2.      Nos chama à intimidade. Os versículos 38 e 39 nos dizem que Jesus, ao perceber que estava sendo seguido por aqueles dois discípulos de João Batista, perguntou-lhes: “O que vocês querem?”. Ao que eles também perguntaram: “Mestre, onde está hospedado?”. E Ele lhes disse: “Venham e verão”. Dito isso, eles foram à casa em que Jesus estava hospedado e ficaram com Ele por muitas horas.

Aqueles dois discípulos, após perguntarem, foram convidados para conhecer a casa e o quarto em que Jesus estava hospedado, ou seja, seu lugar mais íntimo.

O chamado à intimidade de Cristo, entretanto, não termina por aqui. Jesus não chama seus discípulos apenas para que eles o conheçam. Ele também os chama para serem conhecidos por Ele, de modo que haja uma via de mão dupla e a intimidade seja completa. Nos versículos 47 e 48, Jesus se encontra com Natanael e lhe diz algo a seu respeito. Natanael se assusta com isso e lhe pergunta: “De onde me conheces?”. Ao que Jesus responde: “Eu o vi quando você ainda estava debaixo da figueira, antes de Filipe o chamar”. Em outras palavras, Jesus poderia estar dizendo: “Eu o conheço e quero que você também me conheça, de modo que sejamos íntimos um do outro”. A isso, manifestando que estava mais íntimo de Jesus do que no início da conversa e que a via de mão dupla, de fato, estava acontecendo, Natanael responde: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.

3.      Nos chama para compartilhar. Os versículos 40 a 42 nos dizem que Filipe, um daqueles dois discípulos, assim que se encontrou com seu irmão, Simão Pedro, lhe disse: “Achamos o Cristo”. Após isso, diz o texto: “E o levou a Jesus”. Algo semelhante acontece nos versículos 45 e 46. Filipe, aquele que foi chamado por Jesus a segui-lo, se encontra com Natanael e também lhe diz: “Achamos o Messias”. Após uma resposta duvidosa de Natanael, ele o desafia a vir e ver com os próprios olhos.

O discipulado cristão é um chamado a compartilharmos a Cristo. Assim como André e Filipe, nós, discípulos de Jesus, devemos dizer às pessoas: “Achamos o Messias! Achamos aquele que pode nos dar salvação e esperança!”. Assim como Filipe, devemos desafiar as pessoas a experimentarem a Cristo por si mesmas e concluírem se ele é mesmo ou não o Salvador.

4.      Nos chama para uma nova identidade. No versículo 42, Jesus, ao se encontrar com Pedro e olhar para ele, lhe diz: “Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas”.

O discipulado cristão é um chamado a uma nova identidade com Cristo. Ao se encontrar com Jesus, Pedro tem o seu nome alterado. O nome diz respeito à identidade de uma pessoa, ou seja, a como ela é chamada e conhecida. Pedro, então, ao se encontrar com Cristo, sofre uma grande transformação em sua pessoa. Ele não seria mais o mesmo. Não poderia ser mais chamado pelo mesmo nome. Esse é o chamado do discipulado cristão a cada um de nós!

5.      Nos chama para imitá-lo. No versículo 39, Jesus responde a André e ao outro discípulo de João Batista: “Venham e verão”. No versículo 46, Filipe, semelhantemente a Jesus, também diz a Natanael: “Venha e veja”.

O discipulado cristão é um chamado à imitação de Cristo. Assim como Filipe imitou a Jesus, ao dar uma mesma resposta que Ele, os discípulos atuais de Cristo também devem fazê-lo. Ser discípulo de Jesus é agir como ele agiria.

6.      Nos chama para experiências extraordinárias. Nos versículos 50 e 51, Jesus, finalizando esse texto, diz a Natanael: “Você crê porque eu disse que o vi debaixo da figueira. Você verá coisas maiores do que essa! (...) Vocês verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”.

O discipulado cristão é um chamado a experiências extraordinárias com o Cristo. Assim como a Natanael, Jesus continua a dizer a seus discípulos atuais que eles verão coisas grandes acontecerem! Os sinais e maravilhas que Cristo fez no passado continuam a ser realizados hoje!

O MESTRE TE CHAMA HOJE! E AÍ?

Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!

 

                                                                                                           Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores