terça-feira, 29 de outubro de 2019

Carta pastoral 144 - A renovação da Mente


Carta pastoral – Outubro de 2019 – ano IV – 144



“A renovação da Mente”






Textos para ler Rm 12.2; Rm 8.28-29


Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Ser como Jesus Cristo é um dos propósitos de Deus para o crente. A Bíblia, em muitos versículos, afirma que a vontade do Pai é ter muitos filhos à imagem e semelhança do seu Primogênito. Romanos 8.28,29 diz que o destino que Deus traçou para aqueles que o amam e foram por Ele chamados é “serem conformes à imagem de seu filho, afim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. Em 1Coríntios 11.1, o apóstolo Paulo chama os cristãos a serem seus imitadores, assim como ele tem imitado a Cristo (1Co 4.16; Ef 5.1; Fp 3.17).

Para sermos como Jesus, é necessário termos o nosso caráter e a nossa conduta transformada, afinal, a imagem de Deus em nós foi corrompida pelo pecado. Paulo ensina que essa transformação é operada pelo Espírito Santo na medida em que vamos experimentando a presença de Deus em nossas vidas. Em Romanos 12.2, o apóstolo também trata sobre esse assunto, dando algumas diretrizes claras quanto a como o crente pode ser transformado e qual é a finalidade disso.

1.                 1.      E não vos conformeis com este século

O verbo grego traduzido por “conformar” tem o sentido de moldar a mente e o caráter de alguém ao padrão de outra pessoa. A palavra grega traduzida por “século” tem como um de seus sentidos o de sistema de ideias e valores opostos a Deus (mundo, na Bíblia em português). Sendo assim, o que Paulo está dizendo é que o crente não deve ter a sua mente e o seu caráter moldado conforme as ideias e valores do mundo. Para um melhor entendimento, segue uma ilustração: para se fazer bolos, é necessário o uso de uma forma. Quando a massa não assada é despejada na forma, ela logo toma para si o seu formato. Após ser assado, o bolo, mesmo que retirado da forma, terá exatamente os seus contornos, o que pode se dar de maneiras variadas. Paulo adverte que isso não aconteça com o cristão conforme os moldes do mundo.



Pare e pense: o que em sua vida está de acordo com a forma do mundo? Quais são as ideias e valores contrários a Deus que estão em sua mente e caráter?

2.      Mas transformai-vos pela renovação da vossa mente

O verbo grego correspondente a transformar é de onde vem a palavra metamorfose do português. Essa palavra nos leva a pensar na borboleta. A borboleta não vem ao mundo como geralmente a vemos, com belas asas coloridas, voando graciosamente entre as flores de um jardim. Antes de chegar a essa forma, a borboleta é uma lagarta com oito pares de patas, que se alimenta principalmente de folhas, pode, por isso, causar prejuízos a plantações e provoca nojo em algumas pessoas. Para ser borboleta, a lagarta passa por um processo de mudança de forma, o que é chamado de metamorfose. Ela fica confinada em um casulo, onde se transforma em borboleta. Após esse período, ela rompe o casulo e passa, então, a voar. Que transformação! É exatamente isso que Paulo ordena aos romanos e a nós. Que nós mudemos de uma forma mundana para outra conforme os princípios de Deus. Que nós saiamos de um estado de lagarta para um de borboleta. Que nós soframos uma metamorfose.

Como isso pode acontecer? A resposta é: através da renovação da mente.



Renovando a mente seremos transformados de um padrão mundano para outro segundo a vontade de Deus.



Pare e pense: você está disposto a sofrer uma metamorfose?

Quais são os pensamentos mundanos (ou seja, contrários a Deus) que você consegue identificar em sua mente? Por quais você deveria trocá-los?

Em Cristo Jesus, esperança da glória. Até a última casa!

                                                                                       Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores