terça-feira, 15 de outubro de 2019

Carta Pastoral 142 - "Deixa pra Depois"


Carta pastoral – Outubro de 2019 – ano IV – 142



Deixa pra depois






Texto para ler 1Sm 16.1


Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Quem nunca adiou um plano? Quem nunca deixou pra depois, a resolução de um problema financeiro, a matrícula em algum curso ou os estudos para uma prova? Somos especialistas na procrastinação, quantas coisas deixamos pra depois em nossa vida! deixamos pra depois, desde as coisas mais simples da vida, como as mais complexas e importantes.

O texto lido mostra o desagrado de Deus com Samuel por adiar uma tomada de atitude com o rei Saul. Refletindo sobre este fato, podemos perceber o quanto é danoso deixarmos pra depois algumas ações em nossa vida.

1.     Quando deixamos pra depois, grandes perdas acontecem. A demora de Samuel com Saul poderia ter resultado em muitas derrotas para a nação de Israel. O povo já começava sofrer as consequências de um reinado sem a benção de Deus. A esse exemplo, quantas perdas acontecem quando adiamos ações na caminhada. Quantos diagnósticos médicos seriam amenizados se o paciente não tivesse demorado em começar o tratamento. Quantos acidentes teriam sido evitados se o motorista tivesse feito a manutenção no tempo certo. E o que dizer da vida espiritual! Quantos milagres não acontecem por adiarmos um posicionamento com Deus. Por demorar em Sodoma e Gomorra, Ló perdeu sua esposa e quase põe a perder toda a família. Até quando vai adiar o propósito de Deus em sua vida?

2.     Quando deixamos pra depois, pessoas sofrem. Uma das gravidades do “deixar pra depois” é que podemos permitir que pessoas ao nosso redor sofram. O próprio rei Davi é um triste exemplo desse adiamento de decisões com sua família. Não tomou uma atitude no tempo certo com seu filho Amnom, não amparou a filha Tamar quando ela precisava, não agiu com o filho Absalão. Na medida que ele adiava suas ações, tragédias aconteciam debaixo dos seus próprios olhos. É assim na vida de muitos! Muitos filhos delinquentes são o resultado de pais que deixaram a correção pra depois. Mas o pior é ver nações inteiras sofrendo porque a igreja demorou enviar missionários para o campo. Porque os próprios missionários adiaram o projeto de Deus.

3.     Pior que deixar pra depois, é deixar pra outro fazer. Talvez o profeta Samuel estava esperando o próprio Deus agir, quando era ele quem tinha aquela incumbência com Saul. A história se repete todos os dias! Queremos que outros façam por nós aquilo que fomos chamados pra fazer. A história da rainha Ester retrata essa realidade. Foi preciso Mardoqueu lhe dirigir uma palavra dura a fim que ela entendesse que foi Deus quem a colocou no palácio para um propósito. Onde Deus te colocou para ser instrumento dEle? O que você está esperando para agir?

Até quando? Até quando? Até quando?  

Em Cristo Jesus, esperança da glória. Até a última casa!

                                                                          Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores