sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Carta Pastoral 107 - Verdadeiros campões


Carta pastoral – Outubro de 2018 – ano III – 107

Série “Alinhando a visão”

“Verdadeiros campões”

Textos para ler: 1Co 9.24.



Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Estamos na reta final dos principais campeonatos de futebol do Brasil. Uma multidão de pessoas envolvem-se, torcem, sofrem com seu time. São cidades e estados inteiros em busca de um objetivo: ser campeão. Obviamente, a esta altura, ninguém sabe quem conseguirá a façanha. Muitos já foram eliminados, mas quais times levantarão os troféus é um mistério ainda. No entanto, podemos dizer que o time campeão, seja qual for, terá que demonstrar certas virtudes num nível maior que os outros... Vamos tomar este pano de fundo para pensar em como, no contexto do Reino de Deus, podemos ser um "time campeão". O que nossa família ou nosso GCEU, por exemplo, precisa viver para ser a melhor entre as melhores ou, pelo menos, para cumprir bem o seu papel? Que valores são imprescindíveis para um "time campeão"?

1. Um time campeão tem liderança – Hebreus 13:17, Efésios 5:21 – Onde não há comando, hierarquia e submissão, nunca haverá ordem. Não adianta ter um grupo de craques, se não está claro quem dá a direção. Um time não será campeão sem técnico, sem capitão e sem disposição de seus jogadores em obedecer comando... Na igreja e na família também é assim. Por mais que o diálogo seja essencial, Deus estabeleceu a autoridade dos pastores, líderes, maridos e pais para que haja padrão e unidade.

2. Um time campeão tem comprometimento – Judas 1:3, II João 1:8; Mateus 11:12 – Sem que todos estejam no limite do esforço por um objetivo comum, dificilmente um time será campeão. Já está provado que não basta ter qualidade ou saber o que fazer. Sem o empenho e o foco bem direcionado, as vitórias não vêm... No contexto da igreja ou da família, muitas vezes os fracassos são resultados de uma parte dos membros que não se compromete, que deixa todo o peso sobre os ombros dos outros e espera somente desfrutar do empenho alheio.

3.  Um time campeão supera desafios – II Coríntios 4:8-9 – Dificilmente haverá um time campeão que não tenha enfrentado crises, revezes e até fracassos parciais. Superar momentos difíceis é um requisito para um grupo que quer conquistar grandes coisas, pois nem tudo acontece conforme se espera. Um time vencedor será aquele cujos componentes se ajudam, quando as coisas não estão bem.

4. Um time campeão tem unidade na diversidade – Romanos 12:4-5; I Coríntios 12:12-18 – Um time é formado por pessoas diferentes, com habilidades e funções diferentes, que cooperam entre si por um objetivo comum. Saber cumprir o nosso papel e valorizar o papel dos outros, fazendo das diferenças um fator que joga a favor, é uma chave para grandes conquistas. Pessoas soberbas, individualistas ou que não fazem a sua parte podem se tornar o motivo para o fracasso, seja na família ou no contexto da igreja e GCEU.

Você tem vivido em equipe na sua família, GCEU ou igreja? Quais as maiores dificuldades em ser uma equipe campeã?

Vamos ter um momento de clamor para que Deus possa nos conduzir à uma vida de unidade e comunhão.

Em Cristo Jesus, o grande campeão. Até a última casa!

                                                                                                      Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores