sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Carta Pastoral 108 - Vivendo em Equipe


Carta pastoral – Outubro de 2018 – ano III – 108

Série “Alinhando a visão”

“Vivendo em Equipe”

Textos para ler: Ec 4. 9-12.



Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Vivemos numa geração extremamente individualista, onde as pessoas são estimuladas a viverem a sua própria vida e em torno de seus interesses pessoais, porém, no Reino de Deus somos chamados a viver em equipe... Vamos entender o que isso significa e por que é tão importante.

Reflita um pouco: Qual a diferença entre um grupo e uma equipe? O que é necessário para que uma equipe seja bem sucedida? Você é alguém que gosta de viver equipe, ou prefere fazer as coisas sozinho?

1. Nosso maior exemplo de vida em equipe está no nosso Deus – Gn 1.26; Mt 28:19; Jo 5:17 – Fomos criados por um Deus que é uma Trindade. Pai, Filho e Espírito Santo, poderíamos dizer assim, uma “equipe perfeita” e nós viemos desse Deus, criados à sua imagem. Trazemos no nosso DNA a natureza da unidade e da cooperação.

2. Desde a criação, Deus nos designou para viver em equipe – Gn 2:18 – Nós já fomos criados debaixo de um desígnio de equipe – A determinação divina – “Não é bom que o homem esteja só” – não diz respeito apenas à necessidade de fazermos parte de um grupo, ou seja, termos companhia, mas de cooperação. O Senhor não fez apenas uma mulher para estar com Adão, mas uma ajudadora, o que demonstra cooperação e unidade por um propósito.

3. O início da Igreja foi por meio de uma equipe – Mc 3:13-15 – Não podemos pensar na igreja apenas como um lugar onde nos reunimos. Isso é mentalidade de grupo. Desde que estabeleceu suas bases, Jesus colocou o conceito de equipe como prioridade, ensinando doze homens a servirem juntos.

4. Todo cristão precisa ter uma consciência de equipe – Ec 4:9-12 – Esse texto fala com muita clareza sobre a importância de ser parte de uma equipe e não viver no individualismo.

a. Deus, em sua sabedoria, determinou que vivêssemos em cooperação – “melhor é serem dois do que um...” vs. 9 Esta é uma determinação da Palavra! O individualismo é uma rebelião contra a sabedoria de Deus – Pv 18:1.

b. Quem anda em equipe é mais produtivo – “porque têm melhor paga do seu trabalho” vs. 9 Nós temos resultados muito melhores, em tudo, quando trabalhamos em equipe. Seja na família, no GCEU, na vida profissional, é melhor serem dois do que um.

c. Onde há uma equipe, há apoio e fortalecimento – “se caírem, um levantará o seu companheiro” vs. 10 Nos momentos de crise, fraqueza, queda, desânimo, quem faz parte de uma equipe terá uma probabilidade muito maior de se reerguer do que alguém que anda por contra própria.

d. Andar em equipe resulta em benefícios pessoais – “um só, como se aquentará?” vs. 11 Todo mundo tem carências, necessidades pessoais, sejam elas materiais, emocionais ou espirituais. Há momentos em que precisamos do calor, do abraço, da força de outras pessoas e, quem desenvolve uma vida de equipe, tem e dá esse aconchego quando é necessário.

e. Quem está em equipe, está protegido – “Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão.” vs. 12a Cobertura e proteção é outro benefício de se viver em equipe. Os que andam sozinhos são presa muito mais fácil para os inimigos.

f. Quem anda em equipe, conta com a presença de Deus - “E o cordão de três dobras não se rebenta facilmente” vs. 12b É interessante que o texto vem falando dos benefícios de serem dois, mas termina falando da consistência do cordão de três dobras. Isso é uma referência à presença de Deus na equipe. Onde há comunhão, unidade e cooperação, Deus se faz presente Sl 133.

Vamos nos empenhar para formarmos equipes fortes em nossos GCEUs, e assim, esses benefícios compartilhados serão presentes em nossas vidas e seremos grandemente abençoados.

Em Cristo Jesus. Até a última casa!
                                                                                                                      Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores