sábado, 2 de junho de 2018

Carta Pastoral 090 - Os cinco itens indispensáveis na edificação da Igreja – Visão 02


Carta pastoral – Junho de 2018 – ano III – 090

Série “Alinhando a visão”

“Os cinco itens indispensáveis na edificação da Igreja – Visão 02”

Textos para ler: Jo 17; Ef 5.26-27; 1Co 3.1-4.



Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Falando ainda sobre Visão; para que possamos edificar apropriadamente, precisamos ter em mente as três dimensões colocadas pelo Senhor em Sua oração, em João 17. Em primeiro lugar, o Senhor ora para que a Igreja seja santificada Jo 17.15-17. Esse é o aspecto da qualidade da edificação.

No meio evangélico, existe uma discussão sobre o aspecto qualitativo e o aspecto quantitativo da Igreja. Normalmente, os líderes tomam apenas esses dois aspectos e discutem sobre qual dos dois é mais apropriado para trabalhar, como se devêssemos escolher um dos dois. O Senhor mostra claramente que, antes de tudo, é preciso haver santidade, e a santidade é o lado qualitativo da edificação. Porém, depois de orar por santidade, o Senhor ora pela unidade da Igreja Jo 17.21-23. Isso foge completamente do nosso conceito natural.

O Senhor nos mostra que o tipo de santidade que edifica a igreja é aquele que resulta em unidade. O Senhor disse: “Santifica-os na verdade [...] a fim de que todos sejam um” (Jo 17.17,21). Se formos santificados na verdade, o resultado é que seremos um. Sem a unidade, não é possível edificar a igreja local. Precisamos ter uma só mente e um só coração para ter alguma edificação. Mas o que poucos percebem é que, quando somos santificados na verdade, espontaneamente manifestamos unidade. A santidade religiosa que a maioria das pessoas conhece diz respeito apenas a cumprir certas regras, como não adulterar, não beber, não usar drogas ou fumar, não roubar e ser um bom cidadão. Esses preceitos podem ser seguidos por qualquer pessoa e não resulta em unidade da Igreja. A verdadeira santidade é aquela que mortifica o ego e libera o Espírito de Deus.

Uma vez que temos unidade, o resultado será o crescimento numérico, a quantidade. Observe que o Senhor disse que, se formos um, o mundo crerá. A equação da edificação é baseada na oração do Senhor: “Santifica-os na verdade [...] a fim de que todos sejam um [...] para que o mundo creia”. Veja as três dimensões presentes:

• Qualidade: “[...] Santifica-os” (vv. 15-17).

• Unidade: “[...] para que todos sejam um” (vv. 21-23).

• Quantidade: “[...] para que o mundo creia” (vv. 21,23).

Qualidade produz unidade, que produz quantidade. Essa é a equação da edificação. Tudo, porém, começa com a santidade. A Igreja que o Senhor deseja edificar é um povo que vive uma vida santa. De acordo com as Escrituras, o Senhor Jesus Cristo vai levantar uma Igreja gloriosa e santa, sem mancha, nem ruga ou coisa semelhante. Essa Igreja é edificada com ouro, prata e pedras preciosas, até que todos cheguemos à medida da estatura da plenitude de Cristo (Ef 4.13). Em termos práticos, isso significa uma Igreja integrada por famílias que vivem em paz e harmonia, com maridos comprometidos, sábios e amáveis; esposas submissas de caráter fiel e amoroso; e filhos respeitosos e obedientes.

Discípulos cujo estilo de vida é amar, perdoar, servir, confessar suas faltas, obedecer, sujeitar-se às autoridades, pagar seus impostos, ser sempre verdadeiro, confiar em Deus, amar seu próximo, ajudar, compartilhar com os necessitados, chorar com os que choram, alegrar-se com os que se alegram, ser um com os irmãos, devolver bem por mal, sofrer as injustiças, dar graças sempre por tudo, vencer a tentação, viver no gozo do Senhor, orar sem cessar, dar testemunho de Jesus Cristo, ganhar outros para Cristo, fazer discípulos, ofertar seu dinheiro e seus bens a serviço dos irmãos, e, sobre todas as coisas, amar a Deus com toda a sua alma.

À medida que progredimos em qualidade, progrediremos em unidade, e o resultado é o crescimento em quantidade, porque a unidade é fruto da qualidade, assim como a divisão é evidência de imaturidade e carnalidade. Os filhos de Deus, como irmãos que são, devem formar uma só família aqui na terra, a família de Deus. Essas dimensões podem ser vistas em outras partes do Novo Testamento (Ef 1.4-13; Ef 4.7,16). E também podemos percebê-las no próprio caráter de Deus. A visão da Igreja é resultado da visão e revelação que temos de Deus.

Por que santidade? Porque Deus é santo.

Por que unidade? Porque Deus é um.

Porque quantidade? Porque Deus é amor e deseja salvar a todos.

Essa visão precisa encher o nosso coração. Não podemos ter apenas um conceito da visão, precisamos receber a revelação. Quando a visão de Deus encher o seu coração, sua vida será tocada em todas as áreas. A visão produzirá em você transformação, porque você passará a vivê-la. A visão despertará fé em seu coração, capacitando-o a viver por ela. A visão despertará a paixão pela edificação e produzirá o compromisso que o levará a viver para ela. No fim, nós nos disporemos a fazer qualquer sacrifício porque a visão da Casa de Deus nos encherá de tal forma que seremos até mesmo capazes de morrer por ela.

Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!

                    

                                                                                                                Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores