domingo, 27 de maio de 2018

Carta Pastoral 089 - Os cinco ítens indispensáveis na edificação da Igreja


Carta pastoral – Maio de 2018 – ano III – 089

Série “Alinhando a visão”

“Os cinco itens indispensáveis na edificação da Igreja”

Textos para ler: 1Co 3.9-10; Ef 1.4-14; At 9.31.



Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Todo aquele que está envolvido na edificação da Casa de Deus precisa estudar “o padrão” esboçado na Palavra de Deus e edificar de acordo com ele. A exortação de Paulo é para que cada um veja como está edificando (1Co 3.9-10). Deus somente pode colocar o selo de Sua glória sobre aquilo que está de acordo com o Seu padrão.

A Palavra de Deus nos mostram claramente cinco princípios fundamentais para a edificação da igreja. Evidentemente, existem muitos outros princípios importantes, mas gostaria de destacar cinco deles.

1 - Visão

2 - Oração

3 - Relacionamentos

4 - Estratégia

5 - Multiplicação

1. Visão

O primeiro ingrediente essencial para que a obra de Deus seja feita é a visão. Não quero me deter falando sobre o conceito de visão, mas apenas mostrar que a visão nada mais é que a planta ou o projeto que fazemos antes de começar a construção. Antes de construir, o arquiteto desenha a planta e faz um projeto completo. Antes da criação do universo, Deus tinha um propósito eterno, uma clara e definida visão do que queria construir para a eternidade (Ef 1.4-14).

Nós estamos envolvidos na obra de edificação da Igreja. Para sermos construtores sábios, precisamos conhecer a planta com clareza e edificar de acordo com o padrão de Deus. Na obra de Deus, não há lugar para a criatividade humana. Tudo precisa ser feito de acordo com a revelação divina. Podemos ver isso claramente em muitas ocasiões na Palavra de Deus.

O primeiro homem que edificou algo para Deus foi Noé. Foi dito a Noé que viria um julgamento sobre toda a terra. O Senhor disse a ele que edificasse uma arca para que ele fosse salvo junto com sua família e um remanescente de toda criatura (Hb 11.7). A arca, porém, deveria ser construída ou edificada do modo como Deus lhe mostrou. Noé não originou a ideia ou o desenho da arca. Deus mesmo foi o arquiteto. Noé era o edificador de acordo com o padrão dado a ele. Todos os detalhes foram dados a Noé. A arca deveria ser de tábuas de cipreste, tendo salas, calafetada por dentro e por fora. Deveria ser de trezentos côvados de comprimento; cinquenta de largura e trinta de altura, tendo uma janela no topo e uma porta de lado. Deveria também ter três andares. Para a arca, deveriam ser trazidos sete casais de cada animal puro e um casal de cada animal impuro (Gn 7.2,3). A Palavra de Deus nos mostra que Noé fez tudo de acordo com a ordem do Senhor. Depois, encontramos o mesmo princípio na edificação do tabernáculo (Ex 25–40). Os detalhes do tabernáculo edificado por Moisés não tiveram origem na mente de Moisés. Todos os detalhes, as medidas, os materiais foram originados em Deus mesmo, o verdadeiro construtor. Moisés e aqueles que o auxiliaram, simplesmente edificaram de acordo com o modelo que lhe foi mostrado no monte (Êx 25.8,9; 26.30; Nm 8.4). Moisés obedeceu ao Senhor e tudo foi feito de acordo com o padrão que lhe foi mostrado no monte (Êx 39.42,43; 40.33,34). Em Êxodo 39 e 40, é dito dezessete vezes que tudo foi feito como o Senhor mandou a Moisés. Moisés foi fiel em todos os detalhes do padrão de Deus para a Sua Casa (Hb 3.1-5).

O Senhor é um construtor sábio. Por isso, antes que qualquer trabalho de edificação seja iniciado, Ele faz primeiro uma planta, um desenho daquilo que pretende edificar, e todos os trabalhadores da obra edificam de acordo com essa planta preestabelecida. Nenhum bom edificador reúne o material de construção e vai construindo sem um projeto, nem usando qualquer material sem critério algum. Os materiais devem ser colocados de acordo com a planta. Quando tentamos edificar sem conhecer a planta, o resultado é um amontoado de pedras, e não um edifício; é um monte de tijolos, e não uma casa. Todo material deve ser reunido em seu lugar apropriado e edificado de acordo com a planta do arquiteto.

É uma situação triste que hoje o povo de Deus se reúna como um monte de materiais, pedras espirituais, que não estão edificadas juntas como casa para o Senhor, uma habitação para a Sua glória. O povo tem se multiplicado, mas não tem sido edificado (At 9.31). Eles são reunidos, mas não encaixados no edifício de Deus (1Co 3.9-17). Ao vir ao mundo, antes de iniciar Seu ministério, Jesus tinha uma visão clara do que queria edificar. A palavra que sintetiza a visão de Deus e do Senhor Jesus é a palavra “igreja”. O Senhor Jesus declarou: “[...] edificarei minha igreja” (Mt 16.18). Ele é o prudente construtor, que edificará de acordo com o padrão de Deus, de acordo com Sua planta. Quase todos, equivocadamente, chamam de Igreja o prédio onde as pessoas se reúnem para adorar ao Senhor. Esses lugares não são nem igrejas, nem templos, são apenas locais de reunião da igreja. A Igreja é a comunidade de homens e mulheres que confessaram a Cristo como Senhor, experimentaram o novo nascimento e juntos estão sendo edificados para serem casa de Deus no espírito. A Igreja é algo sobrenatural. Não devemos pensar que a Igreja seja apenas ter dois ou três reunidos. Ela é a união do homem com Deus, a divindade unida com a humanidade pela eternidade.

Em Cristo Jesus, o sábio construtor. Até a última casa!

                                                                                                            Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores