domingo, 24 de junho de 2018

Carta Pastoral 093 - Os cinco itens indispensáveis na edificação da Igreja – Estratégia


Carta pastoral – Junho de 2018 – ano III – 093

Série “Alinhando a visão”

“Os cinco itens indispensáveis na edificação da Igreja – Estratégia”

Textos para ler: Ef 4. 7-16; Rm 12.3-8; 1Co 12.4-31.



Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Em Efésios 4.7-16, é apresentada a estratégia de Deus para a edificação da visão de Deus. Nesse texto, a figura dominante é a Igreja como corpo. Cristo é a cabeça, e cada filho de Deus é um membro ou uma parte desse corpo. O objetivo da cabeça é a edificação do corpo. Esse objetivo inclui as três dimensões – qualidade, unidade e quantidade. Veja que, no verso 8, Paulo diz que os cinco ministérios foram dados com vistas ao aperfeiçoamento dos membros. Essa é a dimensão da qualidade. Depois, no verso 13, ele diz que essa obra é até que cheguemos à unidade da fé. Veja que, depois do aperfeiçoamento (qualidade), vem a unidade da fé. Como resultado, Paulo diz, no verso 16, que o corpo efetua o seu próprio aumento. Essa é a dimensão da quantidade, o crescimento numérico. Veja que os três aspectos caminham juntos: qualidade, que gera unidade, que gera quantidade.

O plano da cabeça é usar todos os membros para edificação do corpo. Nessa obra de edificação, uma é a parte da cabeça, outra, a dos ministérios, e outra a função dos membros.

A cabeça tem a função de governar o corpo, dar a ele vida, dar crescimento (Ef 4.15,16), dar dons a cada membro para sua função (Ef 4.7,8) e constituir uns como apóstolos, outros como profetas e outros como evangelistas, pastores e mestres. Tudo isso é função da cabeça, e não nossa.

O objetivo dos cinco ministérios é o mesmo que o de Cristo: a edificação do corpo. O plano deles é o mesmo que o de Cristo: usar todos os membros do corpo. E a função deles está indicada no verso 12: “[...] o aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo”.

A palavra aperfeiçoar pode ser traduzida como “treinar, capacitar ou equipar”. No grego, a palavra usada é katartismos, que significa: treinar, ordenar, aparelhar, guarnecer, equipar, prover de, preparar, formar um todo, governar, dirigir, restaurar, reparar, colocar em seu lugar. Katartismos é um substantivo, por isso antigas versões da Bíblia a traduzem da seguinte maneira: “para a perfeição dos santos”.

A função dos cinco ministérios é aperfeiçoar (Katartismos), treinar os santos para a obra do ministério visando à edificação do corpo. Esse aperfeiçoamento dos santos implica ordenar, relacionar, colocar cada um no seu lugar e organizar os santos para que entrem em ação e desempenhem seu ministério na edificação do corpo de Cristo.

Na estratégia de Deus, toda a Igreja é um seminário, cada irmão é um seminarista, e os cinco ministérios são as matérias que cada seminarista deve dominar. O alvo é que cada um cumpra seu ministério na edificação do corpo.

Cada membro do corpo precisa funcionar. Cada um é importante e tem uma função porque cada membro recebeu de Cristo um dom (v. 7), e por isso é ministro do Senhor (v. 13).

Cada membro tem o ministério de trabalhar na edificação do corpo, e, nesse trabalho de edificar, cada um precisa ser edificado no corpo e vinculado por meio de relacionamentos firmes para desempenhar seu ministério.

Qual a sua função como membro desse corpo? Qual dos cinco ministérios você mais se identifica? Só pode ser membro do corpo se tiver função. Perceba que no corpo humano, nenhuma parte do corpo pode ser amputada ou inutilizada sem deixar o corpo deficiente. Assim também, a estratégia de Deus para a Igreja é que todos os membros estejam ativos no corpo. E o GCEU é um importante instrumento dessa estratégia, pois faz com que cada membro desenvolva o seu ministério e os dons são exercidos entre os irmãos.

Em Cristo Jesus, a cabeça da Igreja. Até a última casa!

                                                                                                              Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores