domingo, 10 de junho de 2018

Carta Pastoral 091 - Os cinco itens indispensáveis na edificação da Igreja – Oração


Carta pastoral – Junho de 2018 – ano III – 091

Série “Alinhando a visão”

“Os cinco itens indispensáveis na edificação da Igreja – Oração”

Textos para ler: Lc 6.12; 1Tm 2.1-4; At 4.29-31.



Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

A oração é o segundo ingrediente indispensável para a edificação da Casa de Deus. Jesus tinha visão ao iniciar Seu ministério, mas a primeira coisa que fez depois de ser batizado e ungido pelo Espírito Santo no rio Jordão foi ir ao deserto para orar por quarenta dias. Ele foi orar e jejuar. Podemos ver facilmente nos evangelhos como a oração era uma parte integrante do ministério do Senhor. Cada manhã, Ele iniciava o dia orando (Mc 1.35), e, às vezes, passava a noite orando (Lc 6.12). Por que Ele orava se era o Filho de Deus? Se o próprio Senhor reconhecia que precisava orar, então nenhum de nós pode abrir mão da oração.

A oração é completamente imprescindível, porque não podemos edificar a Casa de Deus por nós mesmos. Somos absolutamente incapazes de realizar a visão (qualidade, unidade e quantidade). Somente Deus é poderoso e capaz de edificar a Igreja (Ef 3.20). Sabemos também que Deus o fará tão somente se Lhe pedirmos em oração (Mt 18.18,19). O Novo Testamento nos mostra os motivos pelos quais devemos orar. Evidentemente, devemos orar a respeito de todas as coisas e nem preciso dizer que cada um deve sempre orar por suas necessidades pessoais. Mas a intercessão principal deve ser pela realização do propósito eterno de Deus.

Todavia, existem alguns exemplos bíblicos de motivos de oração que não devemos esquecer:

• Santidade, unidade e quantidade (Jo 17).

• A extensão do Reino, necessidades materiais, confissão e proteção do mal (Mt 6.9-13).

• Envio de obreiros (Mt 9.38).

• Pelas autoridades e por todos os homens (1Tm 2.1-4).

• Por espírito de sabedoria e de revelação (Ef 1.16-19).

• Para que sejamos cheios de toda a plenitude de Deus (Ef 3.14-21).

• Por intrepidez e graça na evangelização (Ef 6.18-20).

• Para que haja cooperação entre a Igreja e o Senhor (At 4.29-31).

Temos na oração, o instrumento fundamental e necessário para progredirmos no propósito de edificação da Casa de Deus. Que possamos lançar mão dessa indispensável prática em nossa vida cristã.

“Falar aos homens a respeito de Deus é uma grande coisa; mas falar a Deus a favor dos homens é ainda maior. Quem não aprendeu a falar com Deus em favor dos homens, não pode falar bem e com real sucesso aos homens de Deus.” E. M. Bounds

Vamos para um momento de oração agora. Melhor que estudar sobre oração, é orar. “A oração não é o mínimo que podemos fazer, pode ser o máximo”. Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!

                                                                                                          Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores