sexta-feira, 4 de maio de 2018

Carta Pastoral 086 - Os Materiais da Casa de Deus parte 02


Carta pastoral – Maio de 2018 – ano III – 086

Série “Alinhando a visão”

“Os materiais da Casa de Deus parte 02”

Textos para ler: 1Co 3.10-17; Mt 16.15-18

Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Dando continuidade a esse tema tão relevante para a edificação da Igreja, vamos meditar sobre os materiais da construção, uma vez que falamos sobre o Construtor e o Alicerce.

3. Os materiais da construção

No evangelho de Mateus, vemos a revelação do alicerce do edifício, mas vemos também a revelação dos materiais da construção. Depois de ter a revelação de que Cristo era o filho de Deus, Simão foi transformado em Pedro. Em outras palavras, ele agora era uma pedra pequena, um material apropriado para participar da edificação.

Paulo coloca dois grupos de materiais: ouro, prata e pedras preciosas de um lado; madeira, palha e feno do outro. Podemos perceber algumas diferenças importantes entre esses materiais. Em primeiro lugar, temos uma grande diferença de valor. Certamente, a principal diferença entre os materiais é o preço, e edificar a obra de Deus da forma como Ele determina custa caro, exige um preço espiritual, mas resulta em riqueza espiritual também. A segunda diferença é o peso de cada material. Existe um peso espiritual na obra que fazemos, bem como em nossa vida, e madeira, palha e feno nos mostram claramente a leveza espiritual. A terceira diferença é a consistência ou a densidade dos materiais. O que é feito em Deus possui uma densidade que nos dá segurança. Por fim a quarta diferença é que ouro, prata e pedras preciosas são minerais, enquanto madeira, palha e feno são orgânicos. Os primeiros não podem ser fabricados ou produzidos pelo homem, pois são gerados espontaneamente pela natureza, enquanto os últimos podem ser produzidos e cultivados pelas mãos humanas.

O fundamento, o alicerce, é sempre o mesmo; Deus mesmo o estabeleceu e é Cristo Jesus – não há edifício a não ser que Cristo seja o fundamento. Entretanto, o edifício varia de acordo com os diferentes materiais e formas de edificar. É interessante que o texto não diz nada a respeito do seu tamanho, da velocidade com que foi edificado ou da inteligência da estratégia usada na construção. Em vez disso, ele só trata dos materiais usados. Muitos usarão madeira, palha e feno, enquanto outros usarão ouro, prata e pedras preciosas. Deus não pergunta qual é o tamanho do edifício que estamos construindo, mas Ele está interessado em saber que tipo de material temos usado.

Paulo mostra que ouro, prata e pedras preciosas representam o bom material, porque resistirão ao fogo, enquanto madeira, feno e palha serão facilmente queimados. É o fogo que checa a realidade espiritual de nossa construção da Igreja. Assim, todo membro do GCEU precisa entender que seu grupo de discipulado é uma edificação espiritual, pois é uma expressão da Igreja. E o veredito do apóstolo é que o fogo provará qual seja a obra de cada um (1Co 3.13). O fogo representa os olhos do Senhor, que são como chama de fogo, perante o Tribunal de Cristo, onde todos os crentes comparecerão e suas obras serão manifestas (Rm 14.10; 2Co 5.10).

a) O ouro

O ouro nos falam da natureza de Deus, de tudo o que Deus faz e de tudo o que vem dEle, e aponta para a glória de Deus. O que quer que Deus estiver fazendo, estará permeado com Sua glória.

b) A prata

A prata fala da redenção. O Senhor Jesus foi traído por 30 moedas de prata, metal usado como moeda de troca naqueles dias que se tornou um símbolo espiritual da redenção, pois, na cruz, o Senhor nos comprou de volta para Ele, nos redimiu. Todas as nossas obras estão baseadas na obra da cruz.

c) As pedras preciosas

As pedras preciosas apontam para a obra do Espírito Santo, isto é, a nossa transformação. Sabemos que os diamantes são formados do carvão no decorrer de muito tempo, em altas temperaturas e pressões gigantescas. Nós também somos transformados pelo Espírito Santo nas mesmas condições. O que leva em si a eterna glória de Deus, a cruz do Filho e a transformação do Espírito Santo é chamado de ouro, prata e pedras preciosas.

A Igreja é edificada pela transformação de Simão em Pedro, como lemos em Mateus 16.15-18. Sem transformação não há edificação. Depois de sua confissão, o Senhor mudou o nome de Pedro e, na Palavra de Deus, ter o nome mudado significa ter a vida transformada. Simão fora transformado numa nova pessoa, um novo homem que agora era como uma rocha ou pedra. E não apenas Pedro foi transformado para ser útil na edificação da Igreja, mas todos nós devemos ter a mesma experiência para sermos parte da edificação de Deus, do Seu edifício.

Em Cristo Jesus, a Rocha Eterna. Até a última casa!

                                                                                                        Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores