domingo, 30 de julho de 2017

Carta Pastoral 060 - Sua luta é minha luta



Carta pastoral – Agosto de 2017 – ano II – 060
  Série “Crescendo no relacionamento com o próximo” – “Sua luta é minha luta”
Textos para ler: Gl 6.2; Jo 13.34-35; 1Jo3.16; 1Pe 4.10; Ef 4.2
Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.
Chegamos hoje ao final dessa série de reflexões “crescendo no relacionamento com o próximo”, onde pudemos aprender um pouco sobre diversos temas que nos ajudam a desenvolver relacionamentos sadios com nossos irmãos. Hoje vamos meditar no que poderíamos chamar de o resumo de tudo que já aprendemos sobre; amor, perdão, humildade, acolhimento... Vamos falar sobre “levar as cargas uns dos outros”.
A bíblia diz que quando integramos à igreja de Cristo, nos tornamos membros de um só corpo e membros ligados uns aos outros. De maneira que se um membro sofre, todos sofrem (ou deveria) 1Co 12.26 e que devemos levar as cargas uns dos outros, pois aquilo que afeta meu irmão de alguma maneira me afeta também. Nenhum de nós está isento de cargas no percurso da vida, e é por isso que o Senhor nos uniu em um só corpo para nos arrevesar nessa caminhada sem precisar parar. É como carregamos uma bolsa pesada, e vamos trocando de mãos, colocamos no ombro, colocamos na cabeça, mas não paramos de caminhar até o destino.
Levar as cargas não é só se sensibilizar com os problemas do outro, é mais que apenas entender o que o irmão está vivendo, é se colocar como se estivesse acontecendo conosco. O texto de Gl 6.2 nos fala que se levarmos as cargas uns dos outros estaremos assim cumprindo a lei de Cristo que é a lei do amor. Cristo foi capaz de assumir o nosso problema e levar a nossa carga maior (nossos pecados) na Cruz do Calvário (Aleluia!!!). Quando ajudamos nosso irmão estamos demonstrando ao mundo que somos de fato parecidos com Cristo e seus discípulos Jo 13.35.
Precisamos entender que só pertencemos a Cristo se fizermos parte de sua família (a igreja) e como parte da família, somos responsáveis uns pelos outros. Hoje você ajuda alguém e amanhã é você que estará sendo ajudado. Alguns dias atrás, vi o irmão César dando todo apoio ao irmão Carlos Alberto que perdera o seu pai, sem saber que logo à frente a posição se inverteria e estava lá o irmão Carlos Alberto lhe ajudando com a perda de sua mãe. É lamentável quando vemos pessoas indiferentes com os problemas alheios como se nunca fossem passar por dificuldades. O apóstolo Paulo em sua missão, passou por dificuldades e contou com a ajuda de irmãos na fé 2Co 7.5-6.
Talvez você esteja perguntando; “como eu posso ajudar os outros se nem os meus problemas consigo resolver?” “Onde é que vou conseguir forças para ajudar os outros?” Bom, se os seus problemas são muito pesados, aceite o convite de Jesus em Mt 11.29-30 e o conselho de Pedro 1Pe 5.7. Levando as cargas uns dos outros contribuímos para o bem-estar individual e coletivo do corpo de Cristo e crescemos nos nossos relacionamentos. Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!
                                                                           Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores