segunda-feira, 24 de abril de 2017

Carta Pastoral 047 - Cuidado boquinha o que fala!



Carta pastoral – Abril de 2017 – ano II – 047
  Série “Crescendo no relacionamento com o próximo” – Cuidado boquinha o que fala!
Textos para ler: Tg 3.2-12; Cl 3.16-17; Mt 15.17-20; Pv 6.16-19
Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.
·         Você já viveu experiência de falar algo para uma pessoa e aquilo ser passado para outros e se tornar em grande transtorno?
·         Você já foi vítima de fofoca ou calúnia?
·         Alguma vez, você distanciou de alguém, porque apenas ouviu falar mal daquela pessoa?
·         A fofoca já te afastou de alguma atividade na igreja ou te esfriou a sua fé?
Duas grandes dádivas que recebemos de Deus, e que nos difere de qualquer outra criação, é a capacidade de nos comunicar e de nos relacionar. Porém o mau uso dessas dádivas podem resultar em grandes tragédias como já foram compartilhadas aqui. Pequenas palavras podem gerar ódio no coração de alguém. Uma pequena brincadeira ou conversa pode romper relacionamentos. Todo o trabalho de crescimento pode ser desmantelado pela deficiência na comunicação. Como já fomos vítimas desse mal, vamos aprender a nos livrar dele.
1.      Não brinque com o poder da língua. Em Tg 3.2-12, vemos a seriedade com que temos que lidar com as nossas palavras. Todos nós queremos ser felizes, todos nós precisamos de outras pessoas para ser felizes, e todos nós somos usados para fazer outras pessoas felizes. Com isso em mente, precisamos começar a pensar um pouco mais com a forma como nos comunicamos. O que semeamos iremos colher Gl 6.7-8, se semeamos coisas ruins das pessoas, é o que iremos colher para nossas vidas. Sempre que for falar algo de alguém ou para alguém, pergunte a si mesmo; isso vai edificar ou prejudicar? Se falassem o mesmo de mim, eu me agradaria? Não adianta demonstrar religiosidade fervorosa, compromisso com a igreja, participação nas atividades, se não tivermos nossa língua sob controle Tg 1.26.
2.      Comece a limpeza de dentro pra fora. Em Pv 4.23 diz que é do coração que procede as fontes da vida e que precisamos guarda-lo. O coração do homem é a fonte de suas palavras Mt 15.18. A boca fala do que o coração está cheio. Isso nos faz refletir de forma muito séria sobre o que temos armazenados em nosso coração. O Salmo 1.1-2 nos dá a receita infalível para que as nossas palavras sejam de edificação e não de destruição. Outra ação deve ser nos afastar das coisas desse mundo. As programações de TV, filmes, novelas, musicas mundanas, contaminam a nossa mente de tal maneira que nossas ações e palavras refletem esse mau. Mt 12.33-37; Rm 12.2; Fl 4.8.
Podemos ser um grupo diferenciado na terra. Para isso temos que cuidar do nosso falar, que deve proceder de lábios puros, de mente curada e de coração cheio de amor por Deus e o próximo. Que grande diferença podemos fazer, sendo uma igreja que usa a boca para abençoar e não maldizer! Estabeleça um propósito com Deus de mudar sua forma de falar. Mude o que você assiste e ouve. Se for preciso, mude até de pessoas com quem você conversa. Leia mais a Bíblia e tome a decisão de falar somente coisas positivas nos seus grupos e com quem conversa. Você colherá muitas bênçãos dessa maneira. Preocupe-se mais com o que agrada a Deus e terás mais chances de semear coisas boas e colher melhores ainda. “Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração, sejam todas em louvor a Ti oh Senhor!” Sl 19.14
Cuidado boquinha o que fala. O Salvador, do céu está olhando pra você. Até a última casa!
                                                                                                                 Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores