sábado, 1 de abril de 2017

Carta Pastoral 044 - Chamados para Edificar



Carta pastoral – Abril de 2017 – ano II – 044
  Série “Crescendo no relacionamento com o próximo” – Chamados para Edificar
Textos para ler: 1Ts 5.11; Cl 3.16; At 9.31; 1Co 12.28-31; 1Co 14.4
Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.
Em uma cidade havia dois homens que resolveram abrir o mesmo tipo de negócio. Eles resolveram plantar pepinos. Os dois plantavam os pepinos e, na hora de vender, se acotovelavam na feira para chegar até os consumidores. Ficaram tão consumidos por essa concorrência que se tornaram inimigos e foram perdendo a freguesia. A qualidade dos pepinos piorou por causa da briga dos dois. Um dia, alguém sugeriu que um deles abrisse uma cooperativa e fizesse negócio com grandes empresas. Um aceitou e se tornou distribuidor. O outro permaneceu no cultivo dos pepinos, feliz porque produzia mais e o seu produto teria saída por causa da cooperativa do seu ex-concorrente. Já o distribuidor ficou feliz porque tinha bons lucros, negociando os pepinos de boa qualidade do seu ex-concorrente. Os dois entenderam que edificar um ao outro foi bem melhor do que a competição entre ambos.
Essa história e os textos bíblicos acima, nos mostra a importância de edificarmos uns aos outros e aponta para um dos problemas mais frequentes nas igrejas – a concorrência. Quando não nos colocamos à disposição do Espírito Santo para sermos usados com os dons que Ele nos concede, caímos na cilada da concorrência entre os irmãos. Isso acontece, pois na maioria das vezes não valorizamos os dons que temos, e queremos fazer o que outro está fazendo, por achar que aquele dom é mais importante – TODOS OS DONS E MINISTÉRIOS SÃO IMPORTANTES NA IGREJA. Outra situação frequente é que ignoramos os irmãos que possuem dons específicos na igreja e achamos que só os pastores podem nos edificar.
A igreja é lugar onde Deus manifesta o seu poder diretamente na vida de todas as pessoas. Para isso, precisamos ser vasos e instrumentos que possam ser usados para esse fim (2Tm 2.20). Por isso, devemos buscar com todo o nosso interesse o crescimento necessário na casa de Deus para não sermos contados como vasos de desonra, ou como árvore sem fruto. Todos nós devemos edificar uns aos outros. Isto deve fazer parte do nosso dia-dia. Devemos contar com o princípio da multiplicação. Todos os dias devemos perguntar a nós mesmos: O que necessito para minha edificação? Oração, aconselhamento, ensino...o que eu preciso para ser edificado? A outra pergunta é: O que posso fazer para edificar alguém? Interceder, ajudar, ensinar, corrigir...qual dom eu possuo abençoar a vida de alguém hoje?     
Esse mandamento é para ser multiplicado a cada dia, e você será sempre edificador e edificado ao mesmo tempo. Sempre que você ensina algo para alguém, estará aprendendo mais ou aprimorando o que já sabe. Você só ganha quando edifica alguém. Infelizmente existem dois tipos de crente na igreja: O crente Ilha – é aquele que se isola, se acha auto-suficiente, o que tem é só seu. É o que pensa; “não dou, não dou, não dou”. E o crente aspirador – é aquele que só suga dos outros, é aquele que só cobra e pensa que os outros estão sempre lhe devendo. Ele mesmo nada oferece a não ser suas cobranças “me dá, me dá, me dá”.
Desafio vocês a começar uma revolução de amor e de edificação no GCEU e na igreja! Multiplique-se em alguém! Passe tudo o que você sabe para uma outra pessoa, e verá que não vai perder o seu conhecimento, ao contrário, vai crescer ainda mais. Ninguém é tão pobre que não possa dar algo, e ninguém é tão rico que não precise receber. Deus nos colocou juntos com um propósito; o de edificar uns aos outros!
Durante a semana, crie situações em que você possa edificar alguém e ser edificado por alguém. Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa! 
                                                                      Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores