segunda-feira, 17 de abril de 2017

Carta Pastoral 046 - Aprendendo e Ensinando



Carta pastoral – Abril de 2017 – ano II – 046
  Série “Crescendo no relacionamento com o próximo” – Aprendendo e ensinando
Textos para ler: Pv 4.13; Pv 9.9; Pv 24.32; Cl 3.16-17
Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.
O ensinamento mútuo é um dos mandamentos de relacionamento mais importantes, pois através dele aprendemos uns com os outros, princípios elementares para o nosso crescimento na fé e na vida cristã. Não podemos nos esquecer do princípio de que, ninguém é tão rico que não precise de algo, e ninguém é tão pobre que não possa dar algo. Todos nós temos algo a transmitir a alguém que lhe acrescente valores. 
Com vistas na necessidade que temos de aprender com nossos irmãos, e na missão que temos de transmitir ensinamento ao nosso próximo. Vamos refletir sobre alguns meios de ensinar e aprender uns com os outros:
1.      Ensinando pela Palavra de Deus. A nossa principal fonte de conhecimento é indiscutivelmente a Bíblia Sagrada Sl 119. 9, 11 e 105. Como expressa o Salmo 1.2, precisamos meditar na palavra de dia e de noite para sermos frutíferos e crescermos na intimidade com Deus. Você já convidou um irmão para estudar a Bíblia com você? Como crescemos no conhecimento quando estudamos a palavra em grupo! Não é preciso que um seja grande conhecedor de teologia. Basta que em cada um haja disposição em pesquisar, perguntar, meditar e compartilhar o que entende. Assim a igreja primitiva cresceu em conhecimento da palavra. Mesmo sem os recursos didáticos e tecnológicos que temos hoje, se reuniam de casa em casa, e com muita oração e humildade aprendiam uns com os outros. Convide irmãos para estudarem a palavra juntos.
2.      Ensinando com estratégia. Você já usou algum recurso tecnológico ou material para evangelizar ou ensinar a palavra de Deus para alguém? Somos a geração mais munida de recursos para transmitir ensinamento (pena que não usamos como deveria). Ninguém pode usar a desculpa de que não é capaz de ensinar ou evangelizar alguém. Podemos compartilhar ensinamento dos mais variados modos através de livros, vídeos, internet, telefone etc. Os Apóstolos usaram no seu tempo, cartas – se fosse hoje, provavelmente usariam e-mails, DVDs, Whatsapp entre outros. Com critérios e cuidados no tipo de material, e com muita oração, todos os recursos podem ser válidos e eficazes na transmissão de ensinamento.
3.      Ensinando pelo exemplo. 1Ts 1.5-6; Fl 4.9. Você pode dizer que vive de maneira que possa ser seguido por alguém? O evangelho é algo a ser vivido na prática, mas infelizmente, muitos o transmitem em palavras e não o demonstram na vida. Os discípulos foram chamados de cristãos porque quem olhava para eles logo se lembravam de Cristo. Levamos o nome de Cristo (ou devemos levar) por onde formos. As nossas atitudes devem ser as mesmas que Ele teria se estivesse em nosso lugar. Que as nossas ações falem mais alto que nossas palavras. Que nossas atitudes cheguem onde não chega nossa voz. Sugiro que leiam o livro, ou assistam o filme; “Em seus passos, que faria Jesus?”.
Que possamos acordar todas as manhãs com o entendimento de que eu tenho a missão de transmitir algo que acrescente valores na vida de um irmão. E que cada vez que me aproximo de alguém, tenho a oportunidade de aprender um pouco mais. Ensinando e aprendendo, até a última casa!
                                                                         Pr. Luiz Antonio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores