terça-feira, 24 de maio de 2016

Carta Pastoral 020 - O coração abrasado



Carta pastoral - Maio de 2016 – ano I – 020
        
Carta Pastoral
Texto Básico: Rm 1.16
Aos amados e queridos irmãos do GCEU, que a graça e paz do nosso Senhor Jesus seja sobre todos vós!
Hoje (24/05) é comemorado em todas as igrejas de origem Metodista, o dia do “Coração Abrasado”. Essa data relembra a experiência que John Wesley viveu em 24 de Maio de 1738 em Londres, e que marcou sua vida de tal forma que promoveu um grande avivamento na Inglaterra, e esse avivamento chegou até nós.
Era uma reunião de estudo bíblico no modesto templo anglicano da rua Aldersgate. Enquanto era lido um comentário de Lutero sobre a epístola aos Romanos. John Wesley começou a meditar sobre a obra de salvação que o Senhor opera por meio de sua Graça, mediante a fé em Cristo, e sentiu seu coração abrasar. Naquele momento ele estava tendo a certeza que seus pecados haviam sido perdoados e que era salvo em Cristo Jesus. Nos 50 anos seguintes a essa experiência, calcula-se que John Wesley tenha percorrido cerca 175 mil quilômetros a cavalo e pregado em média 800 sermões por ano; a maioria ao ar livre. A sua frase mais conhecida é “o mundo é minha paróquia”.
Sempre nessa data, me ponho meditar sobre a experiência de John Wesley e absorvo muito aprendizado com ela, do qual destaco apenas três. O primeiro é que não há experiência maior na vida do homem, que a da Salvação. Em 1738, John Wesley já era pastor Anglicano, já tinha ido a outro país fazer missões, já era pregador da palavra, mas a experiência que marcou sua vida foi a convicção de que a partir daquele dia, os seus pecados estavam perdoados. Não existe e nem pode existir momento mais importante do que este em nossas vidas. Outro fato que aprendo com essa história, é que o conhecimento desprovido da unção do Espírito Santo é ineficiente para o trabalho na obra de Deus. John Wesley vivia um momento de frustração, após sua viagem missionária na Geórgia. Ele que era doutor em teologia, estudante de Oxford; viu que todos os seus diplomas foram insuficientes para ser bem sucedido na missão de pregar o evangelho. Embora seja importante o conhecimento, o que é indispensável na vida do crente é o poder do Espírito Santo que resulta de um coração verdadeiramente convertido ao Senhor. Por fim, aprendo que a experiência da salvação nos leva a fazer a obra do Senhor sem perder tempo com questões que não edificam o corpo de Cristo. Após o “coração abrasado”, John Wesley saiu pelas minas de carvão onde se concentravam pessoas perdidas, para pregar o evangelho e fazer obras sociais. Ele entendia que a urgência em anunciar a palavra de salvação para aquele que estava no mundo, era muito mais importante que questões secundárias dentro das igrejas. Tt 3.8-9; Ef 5.14-21; Fl 3.7-16
Que os nossos corações se abrasem pela certeza de salvação e unção do Espírito Santo. E possamos, a exemplo de John Wesley dizer: o Santos Dumont, Sir, Cardo, Floresta...etc é a nossa paróquia. Até a última casa!
                                                                    Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores