quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Carta Pastoral 004 - Os Magos do Oriente



Carta pastoral - Janeiro de 2016 – ano I – 004

Carta Pastoral

Texto Básico: Mt 2.1-12
Aos Santos em Cristo Jesus que estão reunidos no GCEU, graça e paz da parte de nosso Senhor Deus Pai e do seu filho Jesus!
A visita dos Magos do oriente sempre me despertou curiosidade. Pois não há relatos bíblicos e históricos que possam dar uma definição exata de quem eram, e de onde eram. Alguns historiadores apenas supõem que eram sábios estudiosos da religião, ciências, história e astronomia, e que eram caldeus ou persas. Mas ainda assim, podemos extrair reflexões substanciais para o nosso viver cristão.
Provavelmente, os Magos tiveram acesso aos escritos do Antigo Testamento que os levaram a ficar atentos aos sinais que pudessem indicar a data e o local do nascimento do Messias que haveria de vir ao mundo. Me admira o fato de serem pagãos, gentios e tão distantes da cultura e religião judaica, e no entanto se interessarem e se empenharem por aquele fato Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo. Mt 2.2. Nenhum sacerdote ou escriba, que eram os conhecedores das profecias messiânicas e religiosos da época, sequer tiveram a curiosidade de acompanha-los até Belém. Não é diferente em nossos dias, quando vemos pessoas sem religião se interessarem mais pelos relatos bíblicos do que muitos crentes. Quando vemos pessoas não cristãs, que já leram a Bíblia muito mais que os crentes, que são mais reverentes às coisas de Deus que os crentes, que são muito mais generosos em ofertar que os crentes, que creem mais na ação sobrenatural de Deus que os crentes, que têm muito mais respeito pelos líderes que os crentes...Enfim! A atitude dos Magos do Oriente, de vir a Belém para adorar e presentear a Jesus, muito nos ensina.
Que expectativa temos, com relação aos sinais da vinda de Jesus? Qual é o nosso interesse em conhecer mais a Jesus? Qual o nosso nível de reconhecimento de Jesus como Rei, Sacerdote e Profeta? Que o nosso viver cristão, seja uma busca constante por Jesus e sua palavra. E que a Graça bendita do nosso Deus se manifeste do céu à nós, apontando-nos o caminho para a Salvação. Até a última casa! Em Cristo Jesus, esperança da Glória.
        
                                                                   Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores