quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Carta Pastoral 002 - A Genealogia de Jesus



Carta pastoral - Janeiro de 2016 – ano I – 002

Carta Pastoral

Aos Santos em Cristo Jesus que estão reunidos no GCEU, graça e paz da parte de nosso Senhor Deus Pai e do seu filho Jesus!
Vamos nos próximos dias de reunião do GCEU, refletir um pouco sobre o Evangelho de Mateus. Não tenho dúvida que o Espírito Santo nos levará a garimpar preciosos tesouros neste riquíssimo Evangelho.
O Evangelho de Mateus apresenta Jesus como o Messias prometido, o Salvador que Deus tinha prometido enviar ao mundo. O Evangelho começa com a lista dos antepassados de Jesus, ligando-o assim à história do povo de Deus. Jesus é aquele em quem se cumprem as promessas feitas ao rei Davi e a Abraão (1.1-16). Em seguida, o autor fala do nascimento de Jesus, citando, passo a passo, textos do Antigo Testamento a fim de provar que Jesus é, de fato, o Messias que Deus enviou (1.23; 2.5-6; 2.15; 2.17-18; 2.23)
Ao lermos a genealogia de Jesus, podemos refletir sobre algumas verdades aplicáveis à nossas vidas. Primeiro é que por mais manchada que seja uma família, por um passado de pecado e impiedade, Jesus muda todo o panorama familiar. Se lêssemos o capítulo 1 apenas até o verso 15, poderíamos dizer que não tinha nada de bom a esperar nessa família, mas quando lemos o nome de Jesus no verso 16, o nosso conceito em relação a essa família é mudado. Em segundo, vemos que não há pessoa e nem passado tão ruim, que Deus não possa mudar e colocar em sintonia com a sua vontade. Ao lermos nomes como Jacó, Raabe, Bate-Seba, Manassés...cremos que para Deus tudo é possível.  E por fim, vemos a fidelidade e soberania de Deus, que em meio a tantas quedas, desvios e fracassos, não teve o seu projeto final alterado ou frustrado. Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.” Jó 42.2 
Como é bom saber que a nossa história, nossa família pode ter um desfecho diferente em Jesus. Como é bom saber que podemos descansar, confiar e esperar no Senhor, pois todas as suas promessas vão se cumprindo com exatidão no curso da história. Firme nas promessas do meu Salvador, cantarei louvores ao meu criador, até a última casa! Em Cristo Jesus, esperança nossa!  

                                                                       Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores