quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Carta Pastoral 003 - José e Maria



Carta pastoral - Janeiro de 2016 – ano I – 003

Carta Pastoral

Texto Básico: Mt 1.18-25
Aos Santos em Cristo Jesus que estão reunidos no GCEU, graça e paz da parte de nosso Senhor Deus Pai e do seu filho Jesus!
Num período onde Deus não usava seus profetas a séculos, e sequer havia registros de anjos aparecendo ou falando com alguém, de repente uma jovenzinha fica grávida e diz que foi o Espírito Santo, e seu noivo confirma a história, pois um anjo lhe apareceu em sonho. Já pensou no desafio que foi para Maria? Que situação embaraçosa para José? Como os boatos correram na pequena Nazaré?
Mas quando Deus está no controle, tudo que poderia ser confusão e embaraços é realizado com propósitos muito bem definidos e confirmados por Ele. Nessa belíssima história podemos extrair algumas verdades essenciais para nossas vidas. Podemos destacar em primeiro lugar, a certeza e clareza que José e Maria receberam a visitação do Anjo do Senhor. Não foi uma “visagem”, ou algo obscuro e duvidoso, foi uma experiência real e nítida que levou o casal a ter convicção plena do que precisavam fazer. Assim é o agir de Deus! Ele é luz! Quando Ele fala não há lugar para dúvidas e questionamentos. Deus sempre apresentou com clareza seus propósitos, quer por meio de profetas, anjos ou sua palavra. Quantas heresias, quantas seitas, quantas aberrações, quantas tolices seriam evitadas se os homens ouvissem a Deus de fato, ao invés de agir por seus próprios impulsos dizendo ter sido orientados por Ele.
Outro fato importante, é a forma submissa com que José e Maria se entregam à vontade de Deus. Ao dizer ao Anjo: “cumpra-se em mim segundo o teu querer” Lc 1.38, Maria estava se expondo à vergonha, à crítica, e a todo tipo de preconceito da sociedade, tão rígida daquele tempo. Da mesma forma, José, ao “despertar do sono e fazer como o anjo do Senhor lhe ordenara” Mt 1.24, estava se submetendo a uma quebra de costumes que todo homem daquela época projetava, estava disposto a tomar uma nova trajetória na sua vida, sem que nada daquilo estivesse nos seus planos. Qual é o nível da nossa entrega à vontade de Deus? Até que ponto estamos dispostos a abrir mão dos nossos sonhos, para viver os propósitos de Deus?
O desfecho dessa história nos dá a certeza de que vale a pena ouvir a voz do Senhor, que vale a pena confiar em sua palavra, que não há nada melhor que permitir a vontade de Deus se cumprir em nossas vidas. Que o antigo corinho “Em tuas mãos Senhor, eu me coloco agora” seja o nosso pedido constante ao Senhor. Em Cristo Jesus, esperança nossa. Até a última casa!
                                                                                                                             Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores