terça-feira, 24 de outubro de 2023

Carta Pastoral 242 - O Monte Sião

Carta pastoral – Outubro de 2023 – ano V

Série “Na Lente da Graça”

“O Monte Sião”

Textos para ler: Hb 12.22-24                            

Queridos e amados irmãos, que a Graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Em Sião, você chegou à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, as incontáveis hostes de anjos, a universal assembleia dos santos. Você chegou ao lugar onde Deus habita! Deus já saiu do monte Sinai, Ele veio para o monte Sião. Ele já abandonou a Lei e agora veio para o Evangelho da Graça em Cristo Jesus. Portanto, esse é o lugar em que nós também temos de fazer a nossa residência.

Deus não deseja ter um relacionamento conosco baseado na Lei, porque, se for pela Lei, Ele sempre terá de voltar as costas para nós ou nos consumir e nos destruir. Deus ama a Graça. Ele tem prazer em ser gracioso. É por isso que o Senhor escolheu o monte Sião para sempre! Podemos ver inúmeras menções do monte Sião no Velho Testamento: Sião é o símbolo da igreja que estava oculto na Antiga Aliança. Sl 2.6; Sl 9.11; Sl 99.2; Sl 128.5; Sl 134.3; Is 35.10; Sl 125.1.

Deus habita em Sião. Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala. Muitos ainda estão no monte Sinai pregando a Lei, mas Deus já se moveu para Sião há muito tempo.

"[...] e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel." Onde nós encontramos o Senhor Jesus? No Sinai ou em Sião? O Senhor está em Sião, o lugar da manifestação da Graça.

A Palavra de Deus diz que o sangue fala; o sangue de Jesus fala, mas o sangue de Abel também fala. O que o sangue de Jesus e o sangue de Abel estão falando? Você conhece a história e Caim e Abel; houve um dia em que os dois foram ao culto adorar a Deus e, chegando lá, Caim ofereceu a Deus do melhor da lavoura, que representa o esforço próprio, mas Abel ofereceu das primícias do rebanho, que apontam para Cristo. Deus se agradou de Abel, mas não de Caim. Percebendo isso, Caim foi tomado de inveja e traiçoeiramente matou o seu irmão. Então, Deus veio ter com Caim e lhe disse: "Onde está Abel, teu irmão?", e ele respondeu: "Não sei! Acaso, sou eu tutor de meu irmão?". Diante disso, disse Deus: "Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a mim"! O que você acha que o sangue de Abel estava clamando diante de Deus? Estava clamando por justiça e vingança. Clamar por justiça não é ruim, não é errado, mas diz a Bíblia que o sangue de Jesus fala coisas superiores.

O que o sangue de Jesus está clamando? Lá na cruz, quando o seu sangue foi derramado, quando lhe colocaram a coroa de espinhos, açoitaram-no e pregaram os cravos em suas mãos e em seus pés, o que Jesus disse? "Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem " Enquanto o sangue de Abel clamou por vingança, o sangue de Jesus clama por perdão, misericórdia e graça. E é debaixo desse sangue que nós vivemos!

Amar a Deus, Amar o próximo e Fazer Discípulos. Até a última casa!

 

                                                                                               Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores