terça-feira, 10 de outubro de 2023

Carta Pastoral 240 - Os dois Montes

Carta pastoral – Outubro de 2023 – ano V

Série “Na Lente da Graça”

“Os dois Montes”

Textos para ler: Hb 12.26-29                             

Queridos e amados irmãos, que a Graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Parece surpreendente, mas o Senhor promete que todas as coisas serão abaladas. Não é realmente o tipo de promessa que esperamos encontrar na Palavra de Deus, mas isso significa que todos nós passaremos por terremotos, furacões, enchentes e tsunamis. Todos nós seremos sacolejados em nossa vida financeira, ministerial, profissional, matrimonial e emocional. As tribulações são inevitáveis. Contudo, o objetivo de abalar todas as coisas é para que aquelas que não são abaláveis permaneçam.

O problema não são os problemas; o problema não são as tribulações; o problema é o que sentimos no meio delas. O problema é o medo, a angústia e a ansiedade que surge no meio da luta, pois esses sentimentos demonstram o que pensamos: que podemos ser desamparados por Deus uma vez que não somos suficientemente justos ou bons.

O sentimento de desamparo produz medo e ansiedade, pois não sabem como enfrentarão a situação. No entanto, se tivessem certeza de que Deus ouviria sua oração e que não existe pecado separando-os de Deus, se sentiriam seguros e confiantes, Veja, pois, que essa é a raiz do problema: o tipo de relacionamento que você possui com o Senhor.

Se o seu relacionamento com o Senhor é baseado no seu mérito próprio, então você será abalado pelos furacões e tsunamis quando achar que não tem sido bom o suficiente para merecer a bênção de Deus. Mas a promessa de Deus é que podemos permanecer inabaláveis no meio das tribulações! Como podemos ter uma vida inabalável? O autor de Hebreus diz que tudo depende de em qual monte estamos edificando a nossa vida. Para isso, ele faz o contraste entre o monte Sinai e o monte Sião; o que significam esses dois montes? Indiscutivelmente, o monte Sinai simboliza a Lei, e o monte Sião representa a Graça; assim, a conclusão é óbvia: se estamos no monte Sião, não podemos ser abalados. A Palavra do Senhor diz no Salmo 125:1: "Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre". O texto nos mostra que o monte Sião não pode ser abalado, mas tudo aquilo que é feito pelo homem baseado em sua força e em seus méritos pode ser abalado, pois procede do Sinai, ou seja, da Lei. Podemos ver claramente que ainda vivemos no Sinai quando, no meio da tribulação, sentimos uma sensação de separação e distanciamento e nos enchemos de ansiedade e medo, porque ainda duvidamos que todos os nossos pecados tenham sido perdoados. Ainda imaginamos que há uma dívida não paga em nosso nome diante de Deus, e por isso, não temos confiança.

Se queremos permanecer inabaláveis, entretanto, temos de nos mover para Sião. Aqueles que estão no monte Sião não podem ser abalados! Precisamos deixar de viver pelo jugo da Lei e passar a viver pela graça! Assim, pode vir a tribulação que vier, mas nós permaneceremos firmes. Eu creio nessa promessa!

A vida cristã normal não é aquela cheia de ansiedade e medo. Mas, para isso, precisamos estar em cima do monte correto.

Amar a Deus, Amar o próximo e Fazer Discípulos. Até a última casa!

 

                                                                                               Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores