terça-feira, 23 de agosto de 2022

Carta Pastoral 209 - A Graça do Senhor Jesus Cristo

Carta pastoral – Agosto de 2022 – ano VI – 209

     Série: “Verdades Essenciais da Vida Cristã”

“A Graça do Senhor Jesus Cristo”

Texto para ler: 2 Coríntios 13.13

Queridos e amados irmãos, que a Graça e Paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

A “benção apostólica” era uma forma como os apóstolos encerravam uma carta escrita à igreja e, possivelmente, como eles terminavam uma pregação. Uma versão mais completa desta bênção é essa registrada por Paulo, em 2 Coríntios 13:13, ou em algumas versões está no verso 14. Mais do que a expressão de um desejo ou uma forma bonita de encerrar um culto, essas palavras trazem as chaves para que possamos viver plenamente o propósito de Deus. Cada uma dessas expressões aponta para a necessidade de que tenhamos uma revelação e renovemos constantemente a experiência com aquela verdade. Creio que após entendermos a riqueza contida nessa benção, muitos não irão sair do templo antes de recebê-la. Hoje, vamos refletir na expressão: “Que a graça do Senhor Jesus Cristo... seja com todos vós!”

1.     A Graça do Senhor Jesus Cristo é a fonte do favor de Deus sempre disponível – Graça é, literalmente, “favor imerecido”, mas nós poderíamos descrevê-la de outras formas: a graça de Cristo é o bom olhar de Deus ou o olhar favorável de Deus para cada um de nós! É a disposição que Ele tem de nos abençoar, antes mesmo que nós o busquemos! É a certeza de um caminho aberto à sua presença! É a despensa cheia com tudo aquilo que necessitamos para viver, e que está disponível em Jesus!

2.     Em Jesus, a Graça deixou de ser uma intenção de Deus para se tornar uma ação concreta – Em Jesus, desde a sua concepção no ventre de Maria até o seu sacrifício na cruz e seu triunfo na ressurreição, a graça se revelou como uma decisão irrevogável de Deus, sua aliança de abençoar todo aquele que o buscasse. Jesus é a expressão completa desta graça! Todo o favor que precisamos está disponível gratuitamente pela fé n’Ele.

3.     A Graça é o banho que nos limpa da sujeira do pecado, através do arrependimento – Se é verdade que, às vezes, o pecado quebra a nossa comunhão com Deus e nos enfraquece, fazendo-nos sentir sujos e distantes do alvo, é verdade também que a graça nos oferece a todo o tempo, gratuitamente, um banho eficaz que pode nos purificar de toda a injustiça.  O que precisamos é apenas um coração sincero, quebrantado e arrependido, que crê na suficiência do sangue de Jesus.

4.     A Graça é o caminho sobrenatural para a santidade – Ela não apenas nos concede perdão quando pecamos e nos arrependemos, confessando, mas nos capacita para vencer o pecado. A graça operante é a única e suficiente maneira de nos mantermos em santidade. Nunca conseguiremos viver em vitória pelo esforço humano ou pela religiosidade, mas a graça que encontramos em Jesus é uma fonte de poder que quebra o domínio do pecado e nos capacita a andar em vitória!

5.     A Graça é a fonte sobrenatural dos recursos que não possuímos – Muitas vezes na vida, diante de dores, tentações e desafios, nós vamos sentir que não há recursos suficientes em nós, que não vamos “dar conta”. É aí que a graça se manifesta, a ação sobrenatural que nos supre de tudo aquilo que precisamos e não temos. Se você precisa de força, a Graça te supre de força. Se necessita de ousadia, ela te torna ousado... Não há nada que nos falte, que a Graça não possa complementar em nossa vida. 


Que sejamos inundados por essa Graça e que possamos apresentar ao mundo perdido essa fonte rica e inesgotável de todos os tesouros do céu para nós.

 

Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!

 

                                                                                            Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores