terça-feira, 2 de agosto de 2022

Carta Pastoral 206 - O Amor em prática

Carta pastoral – Agosto de 2022 – ano VI – 206

     Série: “Verdades Essenciais da Vida Cristã”

“O Amor em prática”

Texto para ler: Lucas 10.25-37

Queridos e amados irmãos, que a Graça e Paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Na carta de hoje, a partir do tema amor em prática, vamos extrair importantes lições desse texto bíblico. Contudo, antes disso, segue uma pergunta: O que mais lhe chamou a atenção nesse texto?

O que aprendemos a partir dessa passagem bíblica:

1.     A vida cristã precisa ser prática - O texto começa com um perito na lei fazendo um pergunta mal-intencionada a Jesus: “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna?”. Jesus, como mestre que era, responde à pergunta com outra: O que está escrito na Lei? Como você a lê? O perito, que era profundo conhecedor da Lei, respondeu citando dois mandamentos, os quais Jesus considerava os maiores: Ame o Senhor, o seu Deus, e o seu próximo como a si mesmo. Jesus, concordando com a resposta, mas querendo confrontar o perito, disse: “Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá”. A resposta de Jesus lhe disse que ele precisaria não apenas saber a resposta, mas praticá-la. Afinal, ele procurava pelo que deveria ser feito. Saber a resposta certa não seria suficiente, caso ela não fosse colocada em prática. Fazer é diferente de saber, especialmente quando se trata do amor. De que adianta conhecer sobre o amor, mas não o praticar? A vida cristã precisa ser muito mais do que apenas conhecer sobre o amor, mas colocar em pratica todos os momentos em nossa caminhada.

2.     O amor dá sentido à nova vida em Cristo - Quando Jesus disse ao perito que ele havia respondido à sua pergunta corretamente, de alguma maneira, concordou que, para se obter a vida eterna, a prática do amor é necessária. Mas não quis dizer que a salvação de uma pessoa se dá através de suas obras de amor. A salvação é pela graça mediante a fé Efésios 2.8-9. Contudo, podemos afirmar que Jesus quis dizer que a vida verdadeira não é possível fora do amor, ou seja, só desfruta verdadeiramente a nova vida, aquele que se dedica à prática do amor. A razão de ser da nossa vida é o amor e, por isso, ele é a essência da Lei de Deus, a qual quer ensinar aos homens como viver. Assim, quem vive sem a prática do amor tem uma vida vazia e sem sentido. Ao contrário, quem pratica o amor tem uma vida plena e satisfatória.

3.     Precisamos colocar a ordem certa em nossa vida - Em sua resposta a Jesus, o perito apresentou os dois grandes mandamentos da Lei: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Podemos dizer que esses mandamentos nos apresentam uma hierarquia de prioridades quanto à prática do amor: 1º Deus; 2º O próximo; 3º Eu mesmo. Contudo, o que vemos na sociedade de hoje é uma inversão desses valores: 1º Eu mesmo; 2º O próximo; 3º Deus. Os dois grandes mandamentos deste mundo são: amar a mim mesmo sobre todas as coisas e ao próximo como a Deus. O centro das atenções do amor no mundo é o ego e o que resta é dado a Deus e ao próximo. Mas não é assim no Reino de Deus. Precisamos colocar a ordem certa de prioridades em nossa vida. Não podemos viver conforme o mundo, mas segundo o que a Bíblia nos diz.

Esse texto se encerra com Jesus dizendo ao perito: “Vá e faça o mesmo”. Essas são as mesmas palavras dele para nós hoje. Para a prática do amor, temos o bom samaritano como um grande exemplo e inspiração.

Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!

 

                                                                                            Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores