segunda-feira, 6 de junho de 2022

Carta Pastoral 200 - Uma Igreja de Famílias abençoadas

 Carta pastoral – Junho de 2022 – ano VI – 200

     Série: “Uma Igreja para SER”

“Uma IGREJA de famílias abençoadas”

Texto para ler: Efésios 5.22-33; 6.1-4

Queridos e amados irmãos, que a Graça e Paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

O lar e consequentemente a família, foi a primeira instituição criada pelo Senhor. Não existia ainda a Igreja, o Estado, nem qualquer outra instituição, ou organização humana. A família é o alicerce da Sociedade. Alguém já disse que a família é a "célula mater da sociedade", isto evidentemente é verdade, devido à sua importância no plano de Deus para o homem, a sociedade e a Igreja. Por esta razão, devemos empenhar todos os esforços no sentido de preservá-la das corrupções e distorções que há no mundo.

Um dos principais objetivos de Satanás é destruir a família, pois ele sabe que destruindo a família destruirá um fator de grande importância para a sociedade e a Igreja, e por esta razão, não mede esforços para tal intento. Para nos defendermos das astúcias e artimanhas do diabo, é importante que nós voltemos a compreender e a reafirmar os princípios básicos que a Bíblia contém sobre a família. Evidentemente que a Bíblia é a Palavra de Deus e o que a Bíblia fala é o pensamento de Deus. Para termos uma Igreja com famílias abençoadas, vejamos alguns princípios básicos que Precisam Ser Observados:

1.     Foi Deus quem ordenou o casamento, e consequentemente a formação da família - A família não surgiu de uma boa ideia do homem, por achar que ela seria boa para a sociedade. Se fosse assim, deveríamos preparar melhores opções para o futuro, pois o casamento, para muitos, está desacreditado, e a família está de desintegrando a cada dia que passa. Está até mesmo ultrapassada, de acordo com os valores atuais. Contudo, a família é fundamental para a sociedade, porque foi estabelecida por Deus para durar para sempre, e aqueles que obedecem aos padrões de Deus para a família, certamente viverão juntos até que a morte os separe. A Bíblia descreve o casamento, como sendo uma aliança entre um homem e uma mulher. Aliança, é um pacto solene que envolve duas pessoas, e quando quebrada traz consequências.

2.     Por ter origem em Deus, o casamento é bom, e a família é abençoada - Devemos observar que a primeira família foi instituída antes da queda, quando ainda não havia o problema do pecado na raça humana, que futuramente traria sérias consequências. Sabemos que o pecado, que entrou no mundo depois da queda do homem, tornou-se o fator de maior relevância na deterioração da família. Outro fator a considerar é que por causa do pecado, muita gente vê no casamento algo pecaminoso e inferior. Contudo, tudo o que envolve o casamento é bom, pois ele foi criado por Deus, e Deus é bom. O casamento, e a formação da família é algo tão maravilhoso que Paulo compara o relacionamento entre o homem e a mulher, com o relacionamento entre Cristo e sua Igreja, Ef 5.25-27.

3.     A família dentro dos planos de Deus tem dois propósitos: Propósito de Complementação e o Propósito de Gerar Filhos; A mulher foi dada ao homem como auxiliadora, ajudadora, complementadora. Como auxiliadora, ela se adapta ao seu marido e o complementa e é complementada. Temos aqui o princípio da matemática de Deus um mais um é igual a um. Este complemento abrange todas as áreas, tanto física, como emocional, como biológica etc. Ter filhos é receber bênçãos do Senhor. O homem, deve conduzir seus filhos no caminho do Senhor e numa vida de santidade, o que exigirá dele não só conselhos casuais, mas todo um acompanhamento, investimento e ministração na vida espiritual de seus filhos.

Se não queremos sérios problemas futuros com nossos filhos, muito menos a qualidade do relacionamento deles com Deus comprometidos, então precisamos ser sacerdotes dedicados em ministrar e cobrir suas vidas em oração.

Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!

 

                                                                                            Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores