terça-feira, 17 de maio de 2022

Carta Pastoral 197 - Uma IGREJA que vive em Santidade e novidade de vida

 Carta pastoral – Maio de 2022 – ano VI – 197

  Série: “Uma Igreja para SER”

“Uma IGREJA que vive em Santidade e novidade de vida”

Texto para ler: Efésios 4.17-32

Queridos e amados irmãos, que a Graça e Paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

A santificação é um elemento essencial na relação entre Deus e o homem. Uma característica fundamental da santidade de Deus é a separação do pecado. Desde a criação, Deus quis um povo santo. Ele desejou uma comunhão especial com os homens que fossem capazes de andar com ele e falar com ele. A própria natureza de Deus estabelece limites para tal comunhão. Sua santidade não permite contaminação pelo pecado e pela corrupção. Os homens só podem estar na sua presença se forem puros do pecado.

A Santificação é o meio pelo qual temos Comunhão com Deus. Em Éfeso, a igreja estava rodeada de imoralidade e falsa religião. Os cristãos eram frequentemente tentados a voltar às práticas pecaminosas do passado. Paulo, no entanto, ensinou que o pecado não tem lugar na vida do cristão. Paulo mostra que não pode haver nenhuma tolerância do pecado na vida de um cristão. Os cristãos pecam, mas temos que admitir esses erros e procurar o perdão de Deus para manter a comunhão com ele (1 João 1:9). Deus quer ter íntima comunhão com seu povo santo. Mas um Deus puro não pode ter ligação alguma com o pecado; portanto, temos que separar-nos do mal e da impureza. Por causa do grande privilégio de sermos chamados filhos e filhas de Deus, temos que nos purificar de toda impureza.

Estamos vivendo em um mundo que tem sido marcado, a séculos, pelo pecado. Nos encontramos rodeados por crimes, adultérios, mentiras e todo tipo de prática pecaminosa. Deus não diz para isolarmos deste mundo, mas que fujamos de suas práticas e façamos a diferença como pontos de luz em meio as trevas. Sempre foi desafiador viver num mundo repleto de corrupção e injustiça, mas é possível. Jesus nos mostrou como viver assim, durante sua vida de pureza sem pecado. Ele nos conclama a viver em novidade de vida.

1.     A vida em Cristo é uma Vida Nova - Para estarmos em Cristo, é necessário mudança de posição, pois “Em Adão”, o velho homem, há morte; “Em Cristo”, o novo homem, há vida. A conversão é a passagem da vida velha para a vida nova. A vida nova em Cristo tem uma nova natureza. Paulo usa a figura da roupa: é necessário despir-se da vaidade, da ignorância e da insensibilidade do velho homem para revestir-se do novo homem recriado segundo a imagem de Cristo. A vida cristã consiste em viver de acordo com a nova natureza que temos em Cristo.

2.     A vida em Cristo é Vida Renovada - A vida cristã não é estática, mas dinâmica: renova-se a cada dia no espírito do entendimento, ou no modo de pensar. Temos a mente de Cristo e a ocupamos com os valores do Reino de Deus. A renovação da mente produz uma transformação constante e nos leva não apenas a compreender a vontade do Senhor, mas a experimentá-la. A vida cristã é rica, preciosa, alegre, feliz e apaixonante porque a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável! Essa renovação consiste em eliminar tudo o que contraria a vontade de Deus (mentira, rancor, furto, dar lugar ao diabo, palavra torpe, ofensa ao Espírito Santo, amargura, ira, cólera, gritaria, blasfêmias e malícia) e assumir uma vida de benignidade, bondade, mansidão, paciência e perdão mútuo como somos perdoados por Deus em Cristo.

A vida cristã é transparente tanto no relacionamento com Deus quanto com os irmãos. Para isto, é necessário que haja convívio com Deus e com os irmãos. O GCEU é o lugar privilegiado para viver esse princípio.

Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!

 

                                                                                            Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores