segunda-feira, 28 de março de 2022

Carta Pastoral 190 - Uma Igreja com visão ampla

Carta pastoral – Março de 2022 – ano VI – 190

     Série: “Uma Igreja para SER”

“Uma IGREJA com visão ampla”

Texto para ler: Efésios 2.11-22

Queridos e amados irmãos, que a Graça e Paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Alguns dias atrás, comecei usar óculos para leitura. Que maravilha poder enxergar melhor! Vinha tendo dificuldade para ler e dores de cabeça constantes, até experimentar uns óculos e ver tudo muito mais nítido diante de mim.

Existem patologias que limitam nosso campo de visão, fazendo que enxerguemos de forma muito reduzida e dificultosa. O mesmo pode nos acontecer no que tange as coisas espirituais. Corremos o risco de perder a capacidade de enxergar de forma mais ampla, como aconteceu com a Igreja de Laodiceia Ap 3.17-18.

O texto de Efésios nos traz algumas verdades que pode nos fazer enxergar de um modo mais nítido e amplo, a obra redentora de Cristo e isso nos fará ser uma Igreja que cumpra os propósitos de Deus com mais eficácia.

1.     Enxergar o passado Ef. 2.11-12 – É a capacidade de olhar para traz e ver de onde Deus nos tirou. O que éramos e o que Cristo fez por nós. Não significa olhar com saudade ou satisfação para o passado. Mas olhar com superação e entendimento que aquele passado não tem mais poder sobre nossa vida hoje. Quando temos essa capacidade, nos tornamos mais longânimes com as pessoas, pois sabemos que assim como passamos por um processo de restauração, elas também estão sendo restauradas e isso requer tempo e ajuda. Muitos crentes exigem das pessoas, mudança do dia para noite, esquecendo que também passaram pelo mesmo caminho e talvez demoraram muito tempo para se firmarem na presença do Senhor. Outra verdade é que foram ajudadas por irmãos em Cristo a darem os primeiros passos, e agora não ajudam ninguém que está começando e nem tem a paciência para ver Deus completar a obra.

2.     Enxergar o interior Ef. 2.13 – É a capacidade de enxergar a obra que Cristo realizou no nosso interior. Nos aproximou de Deus pelo seu precioso sangue e nos fez ser novas criaturas. Mas quando olhamos para o nosso interior, também precisamos ver que ainda precisa ser restaurado e o quanto temos que mudar. Existem aqueles que só sabem olhar para os outros. Sabe tudo que o irmão precisa mudar, mas não conseguem enxergar um defeito seu se quer. Quanto mais olhamos para dentro de nós, mais dependemos e buscamos a Deus, e menos tempo temos para julgar e apontar nossos irmãos. Mais do que isso; nos oferecemos para ajudar quem precisa, pois sabemos como é difícil mudar sozinho.

3.     Enxergar para fora Ef. 2.14-17 – Em primeiro lugar, é a capacidade de olhar para o mundo sem Deus e ver o quanto eles sofrem sem esperança e paz.  Mais de 150 mil pessoas morrem por dia no mundo e a grande maioria sem Jesus. Cerca de 800 mil pessoas por ano tiram a própria vida no mundo. Isso precisa mexer conosco, isso precisa nos fazer parar de olhar para o próprio umbigo e anunciar a salvação em Cristo. Em segundo lugar, olhar para fora, é a capacidade de ver que não estamos sozinhos nessa missão. A Igreja de Cristo não é só a IMW Santos Dumont. Ela está espalhada pelos quatro cantos do mundo honrando o nome de Cristo. São crentes de culturas e costumes diferentes, mas com o mesmo propósito. Quanta divisão existe entre os crentes, pelo fato de terem costumes diferentes. Precisamos entender que o que nos une é maior do que o que nos separa. Somos um só povo que vai morar no céu por meio de Cristo.

Deus está nos convocando para ampliar nossa visão e nos despertar como Igreja para a realidade do que precisamos ser neste tempo.

Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!

 

                                                                                            Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores