terça-feira, 7 de setembro de 2021

Carta Pastoral 174 - O Espírito Santo e sua Atuação

 Carta pastoral – Setembro de 2021 – ano V – 174

     Série: “O Tempo do Espírito Santo”

“O Espírito Santo e sua Atuação”


Texto para ler:  Atos 4.31

Queridos e amados irmãos, que a Graça e Paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Hoje comemoramos a Independência do Brasil. Uma data muito importante para nós brasileiros, pois se trata da nossa liberdade como nação. É o dia de levantarmos um clamor especial pelo nosso país para que caia por terra toda ação do inimigo em tentar dominar, oprimir e destruir nosso povo. Continuaremos mergulhando na Palavra de Deus, procurando entender o Espírito Santo como uma pessoa presente em nossas vidas (dentro de nós) e que deve se tornar o nosso melhor amigo. Sua ação é fundamental para que tenhamos uma vida vitoriosa, santa e sobrenatural. Vamos ver, hoje, mais algumas áreas em que Ele atua decisivamente...

 1.      O Espírito Santo produz em nós o caráter de Cristo – Gálatas 5:22-25 – A religião e o esforço humano não são suficientes para santificar as nossas vidas e nos tornar semelhantes a Cristo. Somente o Espírito Santo tem o poder de mudar o nosso caráter, renovar a nossa mente e imprimir em nós as virtudes de Deus. É por isso que essas virtudes são chamadas de fruto do Espírito. Quanto mais intimidade temos com ele, mais seremos pessoas maduras e espirituais.

 2.     O Espírito Santo nos unge para uma vida sobrenatural – Atos 1:8; I Coríntios 12:7-11 – Uma das ações mais importantes do Espírito Santo na vida do crente é liberar sobre ele um poder sobrenatural para fazer a obra de Deus. Especialmente a partir da experiência chamada “batismo no Espírito Santo”, ele libera dons, que são capacidades sobrenaturais e que devem ser exercitadas com zelo e pela fé. Isso é decisivo para que o evangelho avance!

 3.     Se o Espírito Santo é um amigo, essa amizade precisa ser cultivada – São nossas atitudes, nossa correspondência ao seu amor, à sua voz, ao estilo de vida que Ele quer que vivamos, que faz com que esse relacionamento cresça, seja mais profundo e poderoso.

a. Eu não devo entristecer o Espírito Santo – Efésios 4:28-30 – A presença do Espírito será proporcional à honra que eu lhe presto e ao valor que lhe dou. Se mantenho minha vida de acordo com seus comandos, Ele se torna mais e mais influente. Se resisto à sua vontade e o entristeço, Ele aos poucos se apaga.

b. Eu preciso investir no meu relacionamento com o Espírito Santo – Efésios 5:18-21 – Encher-me continuamente dele é uma necessidade primordial e eu faço isso cultivando uma vida de adoração, de gratidão e de aliança com a igreja.

 

Se houver alguém que ainda não experimentou a ação do Espírito Santo em sua vida, hoje você tem a oportunidade de entregar sua vida a Cristo e ser amigo do Espírito Santo, que irá te conduzir à uma vida sobrenatural       e ter o caráter de Cristo moldado em você. Vamos neste momento clamar pela nossa nação e para que nós sejamos cheios do Espírito e desenvolvamos um relacionamento de intensa amizade com Ele.

 Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!

                                                                                                           Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores