terça-feira, 31 de agosto de 2021

Carta Pastoral 173 - O Espírito Santo e sua missão

 Carta pastoral – Agosto de 2021 – ano V – 173

     Série: “O Tempo do Espírito Santo”

“O Espírito Santo e sua missão”


Texto para ler:  João 14:16-17; 16:5-15

 Queridos e amados irmãos, que a Graça e Paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Quando ia se aproximando o tempo de sua morte, Jesus passou a falar mais clara e insistentemente sobre o assunto e isso produzia uma profunda tristeza nos discípulos. Foi, então, que Ele lhes apresentou uma outra perspectiva. Eles não ficariam órfãos, mas teriam um Amigo sobrenatural e que estaria, não apenas com eles, mas neles.

O Espírito Santo deve ser para nós o que o próprio Jesus foi para os discípulos quando estava em carne, aqui na terra. Jesus caminhou, conversou e teve comunhão com eles; Ele os dirigiu, instruiu e protegeu. Quando estava para partir, Ele disse: “Eu vou embora, mas enviarei OUTRO para andar com vocês, ser amigo de vocês e estar com vocês”.

Nós devemos nos relacionar com o Espírito Santo como uma pessoa influente. Não se refira a Ele como se fosse uma coisa. O Consolador sente, fala, intercede, reage às nossas atitudes. Portanto, devemos tratá-lo como trataríamos Jesus, se Ele estivesse aqui em carne. Pois bem, como uma pessoa, o Espírito atua de várias formas, influenciando as nossas vidas:

 1.     O Espírito Santo nos convence dos nossos erros – João 16:8; Isaías 30:21- Sem o poder convencedor do Espírito Santo, nunca teríamos percebido nossa necessidade de salvação. Ninguém voluntariamente desistiria de seu pecado e daria as costas a este mundo em verdadeiro arrependimento, sem sua influência. Ele nunca acusa, mas também nunca se omite diante do pecado. Sua ação nos convence do pecado e nos chama a consertar o que está desagradando a Deus... Normalmente, se nossa consciência não estiver cauterizada (endurecida), toda vez que pecarmos, perderemos a paz, sentiremos tristeza, que é um reflexo da tristeza que o Espírito sente dentro de nós e devemos reagir a isso, confessando o nosso pecado e abandonando-o.

2.     O Espírito Santo nos guia – João 14:26 e 16:13 – Ele tem a missão de nos conduzir à vontade do Pai, seja revelando a Palavra, lembrando a Palavra ou trazendo direção específica para cada decisão em nossas vidas. Por isso, é importante aprendermos a discernir sua voz e estar atentos para ouvi-lo – Ler também Apocalipse 2:29.

3.     O Espírito Santo nos confirma – Romanos 8:14-16; Efésios 1:12-14 – Ele é a garantia da nossa salvação. É a sua presença em nós e a sua voz interior que nos assegura sobre a paternidade de Deus. Ninguém tem mais poder de firmar nossa identidade em Cristo do que o Espírito Santo. Sua presença na vida do crente, como um selo, faz com que o mundo espiritual respeite a nossa autoridade.

4.     O Espírito Santo nos consola – João 14:16; 15:26 – Não é à toa que Jesus chamou o Espírito Santo de Consolador. Quantas vezes Ele tem sido nosso amigo presente na angústia! Sempre que a decepção cobre o coração de um crente, seja por sua própria causa, por causa dos outros ou das lutas da vida, sua presença que traz conforto e renovo! Quem se relaciona com o Espírito Santo nunca mergulha na solidão!

5.      O Espírito Santo nos ajuda em nossas fraquezas – Romanos 8:26 – Ele não se relaciona conosco, esperando que sejamos Super Homens. Sabendo das nossas debilidades, Ele entra em ação para nos ajudar, especialmente a vencer o pecado. Ele é o canal da Graça de Deus que nos capacita a manter uma vida santa e vitoriosa, apesar das nossas fraquezas.

Percebemos que por meio do Espírito Santo nós temos recursos suficientes para viver neste mundo tão desafiador. Com Ele habitando dentro de nós, não há nada que possa ser um obstáculo em nossa frente, pois tudo que precisamos, Ele tem à nossa disposição. Esse é o Tempo do Espírito Santo; tempo de nos revestirmos dEle para viver vitoriosamente na presença do Senhor.

Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!

                                                                                                           Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores