terça-feira, 28 de setembro de 2021

Carta Pastoral 177 - Encorajados pelo Espírito Santo

 Carta pastoral – Setembro de 2021 – ano V – 177

     Série: “O Tempo do Espírito Santo”

“Encorajados pelo Espírito Santo”


Texto para ler:  II Coríntios 4:8-10

Queridos e amados irmãos, que a Graça e Paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Vivemos dias de tragédia. Muitas más notícias chegam à nossa alma, com o drama e a morte de muitas pessoas em toda a terra... Como reagimos? Com pavor ou com valentia? A Igreja do Senhor tem enfrentado ao longo da História todo tipo de tragédia. Ela já nasceu debaixo de perseguição. Os primeiros apóstolos e seus discípulos enfrentaram prisões e martírio. Em todas as pandemias e muitas guerras, a Igreja de Cristo esteve presente e, não apenas sobreviveu, como foi essencial para manter a sociedade e promover a restauração... A verdade é que, apesar de todas as tragédias, o povo de Deus se manteve forte e continuou crescendo. Os verdadeiros crentes são o povo mais corajoso do planeta! Eles sofrem, mas não se abatem diante da calamidade. A fé, a aliança com Cristo e a unção do Espírito Santo, quando estabelecidas no coração, sustentam uma pessoa nas mais difíceis circunstâncias. Hoje vamos refletir sobre o encorajamento que o Espírito Santo concede aos seus servos.

 1.     Temos uma fonte de paz sobrenatural – Filipenses 4:6-7 – Há uma fonte sobrenatural de paz disponível para os filhos de Deus. É algo que não vem da razão e nem das circunstâncias, mas da presença do Espírito Santo conosco. À medida em que nos enchemos da Palavra e mantemos comunhão com o Espírito, ganhamos uma segurança inexplicável, ainda que o mundo esteja desabando à nossa volta. Era por essa paz que Jesus dormia sobre um travesseiro, mesmo em meio à uma grande tempestade.

 2.     Somos movidos por um amor inexplicável – I João 4:18 – O verdadeiro crente, cheio do Espírito Santo, quando vê alguém sofrer, enche-se de força para ajudar. A solidariedade é um poder interior que move os homens de Deus a arriscarem suas vidas para abençoar pessoas. Quando amamos, a força do amor é maior do que a força do medo!

3.     A morte não nos intimida – Filipenses 1:21 – A melhor coisa que pode acontecer a um crente é a sua morte, pois ela significa a entrada na felicidade plena da presença de Deus. Todo aquele que se converteu a Cristo tem a vida eterna. Se, de fato, cremos em Cristo e sua Palavra, não temos nenhum receio de partir deste mundo. É normal que nos preocupemos com a saudade que sentirão aqueles que ficam, mas nós mesmos viveremos numa dimensão incomparavelmente melhor que a vida terrena!

 4.     Somos encorajados e encorajamos outros – I Pedro 5:8-10 – Temos tantos exemplos na Bíblia, na História e na nossa geração, de servos de Deus que enfrentam o sofrimento com fidelidade e intrepidez, que somos fortalecidos por seus testemunhos. Se a graça de Deus foi e é capaz de sustentá-los em situações de aflição, será conosco também!

 5.     Somos alimentados por uma viva esperança – II Coríntios 4:16-17 – Justamente porque o evangelismo envolve guerra espiritual, o império das trevas tenta retaliar a igreja para que ela perca o foco e recue. Por isso, é importante antes e durante qualquer marcha de conquista do povo de Deus, levantar muros de proteção sobre o arraial dos santos, através da oração. Temos uma esperança inabalável de que todo esse sofrimento aqui na terra passará, e estaremos eternamente nas mansões celestiais com Cristo, desfrutando de uma paz e alegria incomparável.

Esse é o tempo da coragem, da superação, da resistência... Esse é o Tempo do Espírito Santo. “Nossa esperança é sua vinda, o Rei dos reis vem nos buscar! Nós aguardamos, Jesus ainda, até a luz da manhã raiar!”

Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!

 

                                                                                                          Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores