domingo, 26 de agosto de 2018

Carta Pastoral 101 - Discipulado 04


Carta pastoral – Agosto de 2018 – ano III – 101
Série “Alinhando a visão”
“Discipulado 04”
Textos para ler: Mt 28.19-20; 1Co 11.1; 1Tm 4.12; Sl 1.1.

Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.
O discipulado é um relacionamento onde um discipulador capacita o discípulo, compartilhando com ele os recursos que recebeu de Deus. Discipular é capacitar outros para uma vida frutífera com Deus. O alvo do discipulador é levar seu discípulo a desenvolver completamente o seu potencial em Deus.
1. Elementos de um relacionamento de discipulado:
O discipulado possui alguns elementos fundamentais que gostaria de enumerar.
a. Ser modelo
As pessoas sempre se moldam para serem semelhantes a aqueles a quem elas admiram ou respeitam. O discípulo é sempre “interesseiro”. Ele está inicialmente interessado em adquirir os recursos e o conhecimento do seu discipulador. O discipulador deve então se colocar como modelo de tudo aquilo que ele deseja edificar na vida do seu discípulo. Ele deve ser o exemplo, não apenas quanto a sua santidade pessoal, mas também quanto ao serviço na obra de Deus. Deve se relacionar, pregar o evangelho, fazer discípulos, edificá-los, liderar GCEUs, etc.
Além disso, o discipulador deve se lembrar constantemente que ele mesmo não possui discípulos, o seu discipulado é para Cristo, ou seja, o discípulo na verdade segue a Jesus, o discipulador é apenas um instrutor, um bom modelo para inspirar seu discípulo a seguir a Cristo.
b. Atração
As pessoas tentam viver de acordo com as expectativas das pessoas que elas admiram ou respeitam. A atração é a chave de um discipulado eficiente. É essa atração que estimula a pessoa a estar sempre perto do seu discipulador, aprendendo com ele.
Jacó, o picareta, sempre procurava Labão porque os dois falavam a mesma língua e tinham o mesmo jeito. Mas Maria, que era cheia do Espírito, procurou Isabel. E quando as duas se encontraram algo dentro de Maria estremeceu, pelo poder da unção de Deus. Quando Maria encontrou Isabel, a unção aumentou, mas quando Jacó se encontrou com Labão, a carne se fortaleceu. Precisamos andar com quem aumenta a nossa unção e não com quem desperta a nossa carne. Todos nós temos as duas coisas. Todos temos um pouco de Jacó e outro tanto de Maria. Como Maria, todos nós, crentes, carregamos a Jesus em nosso espírito; mas, como Jacó, trazemos muitas heranças da nossa carne. Se procurarmos Labão, cairemos, mas se formos atrás de Isabel, ficaremos cheios do Espírito. O relacionamento de discipulado é baseado nesse princípio da atração. O discipulador, por ser alguém mais maduro na fé e mais espiritual, exerce atração sobre discípulos cheios de fome e sede espiritual.
c. Relacionamento
Nossa personalidade é moldada em nossos relacionamentos. O discipulador não se preocupa com o ensino acadêmico, mas em se relacionar com o discípulo.
Relacionamentos são chaves em nossa vida. Nossa história é a história de nossos relacionamentos. A sua vida depende das pessoas que você permite ao seu derredor. As pessoas ao seu redor vão determinar as experiências que você terá em Deus. As pessoas ao seu redor vão alimentar força ou fraqueza em você. Os relacionamentos nunca são neutros em sua vida. Sendo assim, seu crescimento espiritual depende dos seus relacionamentos. Existem alguns tipos de relacionamentos que podem levá-lo para o vale em vez de ajudá-lo a escalar as montanhas de Deus. Os relacionamentos são a chave da nossa vitória na guerra espiritual. Nós não fazemos guerra sozinhos. Na batalha, precisamos de alguém que vigie a nossa retaguarda. Essa pessoa é o seu discipulador. É ele que vai guarda-lo, que vai adverti-lo dos perigos do caminho. Nossos relacionamentos falam de nossa condição espiritual. Se temos relacionamentos saudáveis, então somos estimulados a avançar, mas se nossos relacionamentos nos puxam para baixo, então devemos renunciar a eles. Relacionamentos são chaves espirituais, por isso devemos ser radicais com eles. Relacionamentos espirituais devem ser alimentados e fortalecidos, mas amizade com gente rebelde e maledicente deve ser cortada, mesmo que tais pessoas se passem por irmãos. Os seus relacionamentos vão determinar força ou fraqueza em você.
Então escolha bem aqueles que você aceita na sua intimidade. Bênçãos ou maldições vêm através de pessoas que permitimos ao nosso lado.
Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!
                                                                                                              Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores