sábado, 11 de agosto de 2018

Carta Pastoral 099 - Discipulado 02


Carta pastoral – Agosto de 2018 – ano III – 099

Série “Alinhando a visão”

“Discipulado 02”

Textos para ler: Mt 28.19-20; Ef 4.11-12; Rm 12:6-8; At 20.27.



Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Na semana passada, falamos que a nossa primeira função como discipuladores é edificar a vida do discípulo para que tenham o caráter de Cristo. Hoje vamos falar sobre a segunda função – capacitá-lo para fazer a obra do Senhor.

2. A capacitação ministerial do discípulo

O segundo objetivo do discipulado é a capacitação ministerial do discípulo para que possa fazer a obra de Deus. Há algumas coisas que são obra exclusiva de Deus. Em primeiro lugar, precisamos lembrar que é o Senhor quem chama homens para o ministério Rm 1:1, II Co 1:1. Também é obra do Espírito Santo dar dons aos homens Ef 4:7, 8,11 e dotá-los de habilidade para o ministério Rm 12:6-8. E, por fim, é obra do Senhor enviá-los Mt 9:38, 1Co 12:28. Mais uma vez devemos frisar qual é a parte de Deus e qual é a nossa, na capacitação ministerial dos obreiros do Senhor. Creio que a parte que nos compete como discipuladores é a mesma que se diz a respeito dos apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres: “aperfeiçoar aos santos para a obra do ministério” Ef 4.11-12.

A palavra aperfeiçoar aqui significa simplesmente treinar, ensinar e repetir até que sejam capazes de executar a obra do ministério. O discipulador é um treinador. Como um discipulador pode levar o seu discípulo a ser capacitado para a obra do ministério? Em outras palavras, como fazer de forma prática esse aperfeiçoamento ou treinamento? Vamos entender qual é a responsabilidade de um discipulador.

Podemos dizer que a responsabilidade do discipulador envolve pelo menos quatro aspectos:

- Equipar, Treinar, Edificar e Enviar, colocando o discípulo em funções.

Equipar os discípulos:

Em primeiro lugar, nós equipamos nossos discípulos com o conhecimento da Palavra de Deus Mt 28.20; At 20.27.

Também precisamos ajudá-los a serem cheios do Espírito Santo e aprenderem a viver em completa dependência de Deus At 1:8

Precisamos levar nossos discípulos a conhecerem intimamente a Deus mediante uma vida de oração e de estudo das Escrituras. Não foi fácil para o Senhor ensinar seus discípulos a orarem. O sono parecia ser um inimigo constante. No Getsêmani eles não conseguiram orar e dormiram Mt 26:40; no Monte da Transfiguração, estavam bêbados de sono e, talvez por isso mesmo, Pedro sugeriu que se fizessem três tendas Lc 9:32.

Além disso, precisamos levá-los a cultivar uma sensibilidade espiritual para ouvir a voz de Deus e mover-se nos dons do Espírito 1Co 12.31.

Treinar os discípulos:

Já dissemos que a maior lição de Jesus para formar obreiros foi a própria obra. Não há nada que possa superar este método. Ele é muito simples.

1º passo — “Eu faço, você observa”. Leve os discípulos consigo. Esse é o “siga-me”.

2º passo — “Eu faço, você ajuda”. Faça diante deles o que se pretende que eles façam depois: ensine-os com o exemplo.

3º passo — “Você faz, eu ajudo”. Instrua-os especificamente, atribuindo as tarefas que devem fazer Mt 10:5-15.

4º passo — “Você faz, eu observo”. Avaliar a tarefa realizada para alertá-los e corrigi-los.

Isso é um círculo, voltando novamente ao primeiro ponto cada vez que uma nova tarefa ou desafio for colocado, e assim por diante. Na medida em que vão ganhando experiência, lhes é dada mais liberdade para o desenvolvimento de seu talento pessoal. O treinamento é uma capacitação prática para que os discípulos aprendam a fazer a obra.

Na próxima semana falaremos dos outros dois aspectos para a capacitação ministerial na vida do discípulo “Edificar e Enviar”.

Estude e reflita bem sobre essas cartas, pois se trata da essência da vida cristã; “FAZER DISCÍPULOS”. Sem o entendimento correto de nossa missão como discípulos de Cristo, nossa vida se torna vazia em todos os aspectos, pois só nos totalmente realizados, quando nos realizamos em Deus e sua obra, e a obra prioritária na vida de um cristão é fazer discípulos Mt 28.19-20.

Até a última casa!                                                                              Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores