terça-feira, 7 de novembro de 2017

Carta Pastoral 072 - Ser como criança


Carta pastoral – Novembro de 2017 – ano II – 072

Série “Viver Cristo em tempos de crise”

“Ser como criança”

Textos para ler: Mt 18.1-6; Mc 10.14-16; Mt 21.15-16

Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Estivemos no último final de semana com o Ministério infantil e sua equipe, participando do Acampacriw (Acampamento de crianças e pré-adolescentes wesleyanos). Foram dias marcantes para as crianças e também para nós. Um trabalho excelente que mesclou de forma ordenada, momentos de lazer, brincadeiras e de adoração, oração e ensino da palavra de Deus.

Foi observando as crianças durante todo o evento, que o Espírito Santo, na manhã de domingo falou ao meu coração sobre a importância de nos tornarmos como criança para entrar no Reino dos céus. Vamos refletir em três aspectos principais que devemos aprender com as crianças para uma vida que glorifique à Deus e alcance o Reino dos céus:

1.   Pureza. Desde a saída da igreja, percebi que o propósito de cada uma era desfrutar de dias alegres e prazerosos, e que nada seria impedimento para isso. Portanto o ônibus apertado e quente se transformou em um lugar de diversão e aventura. Se a comida atrasou, vamos brincar! Todas as dificuldades foram suprimidas pelo desejo de aproveitar cada momento. Penso que a pureza das crianças é uma grande necessidade nossa, pois vemos dificuldade em tudo, reclamamos de tudo, qualquer probleminha é capaz de destruir um ambiente que seria de alegria. A vida daquele que serve ao Senhor deve radiar alegria, gratidão e satisfação mesmo em meio ao deserto. Nós somos o povo tirado do “Egito” para celebrar festa no deserto. Não podemos permitir que coisas, até pequenas deste mundo, roube de nós a alegria de viver e desfrutar de momentos bons ao lado de quem amamos. 1Ts 5.16,18; Fl 4.4; Ne 8.10.

2.   Energia. Outro fator que é notório nas crianças é a energia que têm. Voltamos esgotados fisicamente e elas ainda tinham gás para mais umas duas semanas. Essa energia que precisamos ter e aprender com elas, não é somente física mas emocional e espiritual. É a energia superar desafios, de vencer os próprios limites, de superar as adversidades para conquistar. É o desejo de crescer e ser alguém melhor, de adorar ao Senhor com todo corpo, alma e mente. É a capacidade de ser corrigido, sem perder o humor. De se machucar mas continuar na brincadeira. Como precisamos dessa energia! Vemos pessoas ainda jovens que perderam o desejo de viver. Não têm animo para servir à Deus, por causa das feridas, pararam no caminho, desistiram de continuar o ministério que receberam do Senhor porque alguém chamou a atenção ou criticou. O Senhor nos convida a se levantar e se fortalecer nEle. Js 1.5-7; Is 41.13.

3.   Perdão. É inevitável que crianças se desentendam, machuquem e provoquem umas às outras. Mas é impossível que elas mantenham a discórdia e a raiva por muito tempo. As mesmas que trocam empurrões, em questão de minutos, estão trocando abraços. As mesmas que trocam ofensas, saem em defesa do outro. O ressentimento sara muito antes que a marca no corpo. Talvez, é o que mais temos que aprender com as crianças. Como a mágoa, o ressentimento, o ódio tem interrompido planos de Deus na vida de pessoas. Quantas pessoas talentosas e esforçadas na obra de Deus vão para o inferno por causa da falta de perdão. Os conflitos pessoais causam um prejuízo terrível para o Reino de Deus. Pessoas que não podem trabalhar juntas, abandonaram o ministério por desentendimento. Sem contar o número incalculável daqueles que saíram da igreja por terem sido ofendidas e não houve pedido de perdão. Mt 6.12-15.

Que possamos aprender e nos tornar como crianças para que sejamos conforme o Senhor Deus deseja. Que também, cuidemos de nossas crianças para que continuem com essas virtudes. Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!
                                                                                                  Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores