terça-feira, 21 de novembro de 2017

Carta Pastoral 074 - Atitude


Carta pastoral – Novembro de 2017 – ano II – 074

Série “Viver Cristo em tempos de crise”

“Atitude”

Textos para ler: Fl 2.3-4; Fl 4.1-8; Fl 3.1; Fl 2.14

Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Neste final de semana tivemos diversas programações na igreja onde pudemos ver o Senhor agir de modo sobrenatural. Houve um fluxo muito grande de atividades simultâneas no templo dia e noite. Durante todo o tempo em que via irmãos pra lá e pra cá, pude refletir sobre um tema que é de suma importância para uma vida abençoada e vitoriosa naquilo que almejamos conquistar; ATITUDE.

Nós não temos controle sobre tudo o que acontece à nossa volta. Há situações em nossa vida que é o reflexo das escolhas que outros fizeram mas que refletem em nós. Um exemplo simples, é o fato de pessoas debilitadas por conta de um acidente no transito, não porque dirigiam mal, mas porque outro dirigia. A vida é repleta de situações em que mais reagimos às ações dos outros do que vivemos as nossas próprias ações, e o diferencial é qual atitude tomar diante de uma escolha infeliz e impensada de alguém. Vejamos algumas atitudes que nos conduzem a uma vida bem sucedida:

1.    Atitude de humildade Fl 2.3-4. A primeira atitude para a construção de uma vida vitoriosa, conforme os versículos acima, é não sermos egocêntricos, pensando apenas em nós mesmos e em nossas questões, mas, sim, humildemente, considerando o outro e suas questões tão importantes ou mais do que nós. Isso gera uma vida vitoriosa porque nos força a não viver fechados em nós mesmos, em nosso mundinho, muitas vezes supervalorizando e aumentando a importância daquilo que somos e fazemos, seja bom ou ruim. Quando tiramos os olhos de nós e os colocamos no outro, temos a oportunidade de viver de maneira mais completa e prazerosa, e com um sentido muito nobre: servir ao próximo.

2.    Atitude de edificação Fl 2.14. O segundo aspecto para a construção de uma vida vitoriosa é ter uma atitude de edificação. O contrário disso é a murmuração e o espírito de contenda. Ambos passam por um hábito de pensar negativamente acerca dos outros e da própria vida. Percebo o quanto as pessoas gastam seu precioso tempo apenas reclamando dos outros, vendo e procurando defeito em tudo. Não há como ser vitorioso na vida com esse tipo de atitude. É fato que a vida não é um “mar de rosas”. Entretanto, por mais que ela nos prepare surpresas desagradáveis que não podemos evitar, conforme já foi dito, está em nossas mãos, escolher que atitude tomar frente a essas situações. Que seja uma atitude de edificação.

3.    Atitude de alegria Fl 3.1; 4.1,4-7. A terceira atitude para se construir uma vida vitoriosa diz respeito à alegria. Por três vezes, nos versículos acima, Paulo diz: “Alegrai-vos”. Na ocasião em que escreveu a epístola aos filipenses, Paulo estava preso. Apesar disso, não permitindo que a situação determinasse sua atitude, ele optou pela alegria e recomendou isso. O cristão deve ter, constantemente, uma atitude de alegria, independentemente das circunstâncias pelas quais esteja passando. Isso é possível, não porque os problemas sejam ignorados, mas, sim, porque confiamos no Deus da paz, entregando em suas mãos tudo o que nos causam dor e sofrimento Fp 4.6,7. Sempre enfrentaremos situações adversas. Diante delas, entretanto, sempre teremos a opção da alegria.

Diante de um conflito, podemos cair no erro de culpar os outros ou cair na auto piedade. Culpar os outros é uma opção fácil. Podemos, até mesmo, culpar a Deus pelo que nos acontece. Porém, é uma opção perigosa. Ao culpar os outros, cultivamos amargura no coração e nos distanciamos deles. Isso gera uma vida de derrota, abaixo do padrão que Deus sonhou para nós. Quanto à auto piedade, esse é um erro tão grave quanto o primeiro ou mais. Ela é o nosso inimigo particular número um. Acontece quando olhamos para nós como vítimas inocentes e injustiçadas desta vida. Fechamo-nos no nosso canto e começamos a remoer, dentro de nós, tudo de ruim que nos aconteceu. Essas duas atitudes não resolvem os problemas, pelo contrário, os aumentam.

Nossas atitudes são fundamentais quanto à qualidade de vida que teremos. Nesse ínterim, o que ocupa nossas mentes é de fundamental importância. As atitudes que tomamos são motivadas por aquilo em que pensamos. Tendo isso em vista, Paulo diz, concluindo: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento Fp 4.8. Ocupe sua mente com pensamentos que te levem a ter as atitudes corretas. Não se permita pensar de maneira negativa e derrotista. Pense conforme a palavra do Senhor.

Em Cristo, esperança da Glória. Até a última casa!



                                                                                                            Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores