sábado, 21 de outubro de 2017

Carta Pastoral 071 - Escravidão


Carta pastoral – Outubro de 2017 – ano II – 071

Série “Viver Cristo em tempos de crise”

“Escravidão”

Textos para ler: Jo 8.34; Pv 5.22; 2Pe 2.19; Rm 8.15; Jo 8.32; Jo 8.36

Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

O Ministério do Trabalho se envolveu em uma grande polemica essa semana, quando alterou as regras que determinam o que é trabalho escravo no Brasil. O assunto tem gerado debates e críticas até de órgãos internacionais.

É bem verdade que trabalho escravo sempre existiu e não são as regras que irão impedir ou estabelecer a sua existência. Se olharmos para a remuneração e condições de trabalho da maioria dos brasileiros e o quanto sofrem nos transportes públicos, vemos uma condição de escravidão.

Mas o que deve nos levar a uma reflexão profunda é outro tipo de escravidão que atinge todos níveis sociais da humanidade. Uma escravidão bem pior que a física e que nenhuma carta de alforria é capaz de destituí-.la. Vejamos alguns aspectos dessa escravidão:

1.      Escravidão mascarada Jo 8.33-34. A mais terrível escravidão que o homem pode experimentar é a do pecado, porém, ela se expressa como liberdade. A pessoa dominada pelo pecado acredita que o fato de poder fazer o que a sua carne deseja está livre, mas na verdade está preso nos seus desejos impuros 2Pe 2.19. É a triste realidade de muitos; escravos dos vícios, da sexualidade deturpada, do orgulho, do ódio e de demônios. Até mesmo aquilo que é bom pode se tornar instrumento de Satanás para escravizar como o dinheiro, a beleza, a comida, a tecnologia, a paixão etc.

2.      Escravidão religiosa Rm 8.15. Muitos, embora tenham sido libertos do pecado e dos domínios do Diabo, não perderam a essência de escravo. Quando se deixa a escravidão mas não deixa de ser escravo, a pessoa é escravizada em outros aspectos. Escravo da religião, escravo de líderes, de doutrinas e de denominações. Um exemplo clássico é o povo hebreu, que saiu do Egito mas o sentimento de escravo ainda os dominava pois o Egito não havia saído de dentro deles. Quem recebe a verdadeira libertação em Cristo se torna FILHO. Nosso relacionamento com Deus a partir de então deve ser de filho e não de escravo Jo 8.36.

3.      Cristo nos libertou Jo 8.32. O preço pela nossa libertação foi pago na cruz do calvário. Aleluia! Hoje não somos mais escravizados e nem escravos, somos Filhos e herdeiros de Deus. Precisamos viver essa liberdade, proclamar essa liberdade Is 61.1 e manifestar essa liberdade ao mundo através de nossas vidas. O inimigo sempre buscará meios para nos fazer escravos, mas no nosso interior a voz do Senhor falará mais alto: “VOCÊ É MEU FILHO!”.

Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!

     

                                                                                                         Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores