sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Carta Pastoral 069 - Como está o seu coração?


Carta pastoral – Outubro de 2017 – ano II – 069

Série “Viver Cristo em tempos de crise”

“Como está o seu coração?”

Textos para ler: Mt 15.10-20; Pv 4.23; Fl 4.7; Hb 4.12-13

Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Ainda perplexos com a tragédia ocorrida nos Estados Unidos, quando um senhor de 64 anos atirou contra uma multidão, matando 59, ferindo outras 500 pessoas e se matando em seguida, fomos surpreendidos com mais uma tragédia, agora na cidade de Janaúba, norte de Minas, onde 6 crianças e uma professora morreram queimados juntos com o suicida, um outro senhor de 50 anos de idade. Algo que nos chama a atenção nesses casos, é o fato de que os dois homens não tinham um histórico de violência e assassinatos. Eram pessoas consideradas normais em suas condutas, mas que vinham premeditando toda atrocidade que cometeram com pessoas inocentes. Vemos que toda a barbárie foi fruto de um sentimento de ódio, revolta e violência nutrido no coração a muito tempo.

Foi pensando nisso que o Espírito Santo me levou a meditar sobre o nosso coração. O que temos guardado em nosso coração? Quais os desejos e sentimentos têm sido alimentados em nosso interior? Vamos refletir um pouco sobre esse tema tão relevante e que deve ser levado a sério por todos nós:

1.    É onde tudo começa Mc 7.20-23. Jesus, por repetidas vezes nos chama a atenção para cuidarmos do nosso coração. Ele nos mostra que mesmo não havendo o ato consumado, somos contaminados por aquilo que guardamos e alimentamos em nosso interior Mt 5.28. Em Pv 4.23 somos ensinados a guardar o nosso coração dos maus desígnios, pois é dele que procedem as fontes da vida. Quantas pessoas, embora não tenham cometido crimes, o seu coração e mente reproduzem os mais terríveis sentimentos e pensamentos. Pensam que pelo fato de ninguém saber, e por não terem praticado o ato, não se preocupam em guardar no coração, impurezas como a inveja, o ódio, a amargura, desejos de vingança, depravações sexuais e outros males.

2.    Onde começa a limpeza Sl 51.10. É justamente onde os males começam, que é necessário começar a purificação. Se desejamos uma vida transformada e liberta do pecado, devemos permitir que o Espírito Santo comece a limpeza de dentro para fora Jr 4.14; Tg 4.8. Não adianta mudar o jeito de se vestir, de falar e as práticas, se não mudar o coração e os pensamentos Rm 12.2; Ez 18.30-31. Em Dn 2.22 e Sl 139.1-4 vemos que o Senhor é o único que nos conhece por inteiro e não há nada que possamos ocultar dEle.

3.    Como manter o coração puro Sl 119.11. Um coração alimentado pela palavra de Deus não tem espaço para os maus sentimentos. Esse alimento deve ser constante e diário. Todos os dias somos afligidos e atacados pelo mal, passamos por aborrecimentos e decepções, pessoas nos entristecem, ouvimos e vemos o que não presta, mas uma faxina diária é necessária para que não haja acúmulo de sujeira em nosso coração Hb 10.22.

O Espírito Santo deseja promover uma limpeza completa em nosso interior e manter-nos limpos de toda impureza, pois somente com um coração limpo poderemos ver o Senhor Mt 5.8. Vamos orar pelas famílias das vítimas e para que outros com os corações contaminados não venham cometer mais atrocidades. E que possamos levar ao mundo o Evangelho de Cristo que transforma o mais vil pecador em instrumentos de justiça, amor e paz. Em Cristo Jesus, esperança da Glória. Até a última casa!
                                                                              Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores