sábado, 14 de outubro de 2017

Carta Pastoral 070 - Precisamos Pregar!


Carta pastoral – Outubro de 2017 – ano II – 070

Série “Viver Cristo em tempos de crise”

“Precisamos pregar!”

Textos para ler: 2Rs 6.24-7.20

Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

O que temos presenciado em nossa nação nesses dias é no mínimo preocupante e estarrecedor. Já não bastasse os projetos de lei para deturpação dos valores familiares e padrões sexuais estabelecidos por Deus, agora estão usando os museus para disseminar a promiscuidade e a depravação sexual infantil, e com o apoio e financiamento do governo e da mídia. Poderíamos falar aqui de diversos temas que esses fatos nos levam a refletir, mas me limito a um que é de suma importância – PRECISAMOS ANUNCIAR O EVANGELHO!

Para nossa reflexão, vamos nos embasar no texto que fala do “cerco de Samaria”, traçando um paralelo com os dias atuais:

1.      O cerco de Ben-Hadade a Samaria e o cerco de Satanás e seus exércitos ao mundo

Assim como Ben-Hadade cercou Samaria, Satanás tem cercado o mundo. A Bíblia diz que Satanás é o “príncipe deste mundo” (Jo12.31; 14.30; 16.11) e o “deus desta era” (2Co 4.4), ou seja, ele tem autoridade sobre o mundo e sobre a presente era. Ela também diz que “o mundo todo está sob o poder do maligno” (1Jo 5.19).

2.      As consequências do cerco de Ben-Hadade e as consequências do cerco de Satanás

O texto de 2Rs 6.25-33 apresenta algumas das consequências causadas pelo cerco de Ben-Hadade:

·       Fome (v.25);

·       Miséria e inflação (v.25);

·      Desespero, inversão de valores e barbaridade (vv.26-29);

·      Crianças sendo vitimadas (vv.28-29);

·       Indignação contra Deus (vv.30-33).

Semelhantemente, o cerco de Satanás ao mundo também tem causado problemas. A Bíblia diz que ele veio para “roubar, matar e destruir” (João 10.10). Eis alguns dos problemas do mundo de hoje:

·      Miséria e desespero;

·      Inversão de valores e barbaridades;

·      Destruição das crianças e da família;

·      Incredulidade e murmuração;

·       Violência e doenças.

3.      A palavra de esperança do profeta Eliseu e a palavra de esperança do Evangelho de Cristo

Em 2Rs 7.1, está registrada uma palavra de esperança dada pelo profeta Eliseu em meio àquelas circunstâncias. Ele disse: “Ouçam a palavra do Senhor! Assim diz o Senhor: ‘Amanhã, por volta desta hora, na porta de Samaria, tanto uma medida de farinha como duas medidas de cevada serão vendidas por uma peça de prata’” (2Rs 7.1).

Semelhantemente, no Evangelho de Cristo, há uma palavra de esperança para o mundo. Jesus disse: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundancia” (Jo 10.10). A Bíblia diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” Jo 3.16.

4.      Os quatro leprosos que encontram provisão e aqueles que encontram o Reino de Deus

O texto de 2Reis 7.3-8 nos relata que quatro leprosos encontraram comida, bebida, vestes e riquezas ao se depararem com o acampamento dos arameus abandonado e entrarem livremente em suas tendas. Assim também, todo aquele que encontra o Reino de Deus é provido de vida plena, conforme as palavras de João 10.10 e João 3.16, ou seja, tem todas as suas necessidades supridas (espirituais, emocionais, físicas, etc).

5.      A decisão de compartilhar a boa notícia com Samaria e a decisão de compartilhar o Evangelho do Reino de Deus com aqueles que estão perdidos

Em 2Rs 7.9-11, estão registradas palavras importantíssimas acerca dos quatro leprosos: “Então disseram uns aos outros: ‘Não estamos agindo certo. Este é um dia de boas notícias, e não podemos ficar calados’. Aqueles quatro leprosos perceberam que não seria correto ficarem calados e não compartilharem a boa notícia daquela grande provisão com Samaria, usufruindo dela sozinhos. Eles deveriam contá-la o quanto antes ao rei, de modo que todo o povo pudesse participar daquela grande benção! Semelhantemente, todo aquele que encontra o Reino de Deus e passa a usufruir de seus benefícios não pode ficar calado! Se assim o faz, não está agindo certo! O Evangelho do Reino de Deus deve ser compartilhado com todo o mundo sem demora, imediatamente! Jesus disse: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas” Mc 16.15.



A partir do que foi dito, podemos chegar às seguintes conclusões:

·         Satanás e seus demônios têm cercado e oprimido o mundo, causando-lhe prejuízos;

·         Há muitas pessoas neste mundo sofrendo com essa opressão e prejuízos;

·         No Evangelho do Reino de Deus, há uma palavra de esperança para essas pessoas que tem sofrido;

·         Muitas pessoas têm crido nesse Evangelho e, por isso, são libertas da opressão e passam a ter uma vida plena;

·         Outras pessoas não creem no Evangelho e, além de permanecerem na opressão, serão condenadas por causa da incredulidade;

·         Aqueles que foram libertos da opressão e passaram a ter vida plena por causa do Evangelho devem compartilhá-lo, o quanto antes, com aqueles que ainda não o conhecem.

Vamos pregar o Evangelho pois essa é nossa missão e obrigação! 1Co 9.16. Em Cristo Jesus, esperança do mundo. Até a última casa!
                                                                                                        Pr. Luiz Antônio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores