sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Carta Pastoral 068 - Minha vitória é a sua vitória



Carta pastoral – Outubro de 2017 – ano II – 068
Série “Viver Cristo em tempos de crise”
“Minha vitória é a sua vitória”
Textos para ler: Sl 73; Rm 12.15-16; Pv 14.30; Gl 5.19-21
Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.
Nessa semana o Cruzeiro foi campeão da Copa do Brasil e se tornou um dos times que mais vezes ganhou essa competição. Pelo barulho que os torcedores fizeram, pensei que tinham ganhado um mundial - mas deixa pra lá. O que sempre observo, é que, embora a final tenha sido disputada com o Flamengo, a maioria das provocações são entre cruzeirenses e atleticanos; os principais adversários. Algo muito comum no futebol, é torcer para que seu time seja campeão e que o time rival se afunde cada dia mais. Em muitas situações, se torce mais para que o rival perca do que o seu time ganhe.
A exemplo do que acontece no esporte, corremos o risco de ter a mesma conduta na vida – HÁ PESSOAS QUE SE ALEGRAM MAIS COM A DERROTA DO OUTRO, DO QUE COM A PRÓPRIA VITÓRIA. Um dos males terríveis que tem destruído vidas como um câncer, é a inveja. Vamos refletir sobre alguns fatores e pedir a ajuda do Espírito Santo para que nossa vida não seja dominada por essa obra da carne e nossa conduta seja de acordo com a Palavra de Deus:
1.    O que eu tenho é o bastante Sl 73. Asafe nos traz preciosos ensinamentos nesse Salmo diante daquilo que ele viveu. Por um momento, ele tirou os olhos do que ele tinha, que era a presença e o cuidado de Deus, e passou a olhar o que os ímpios possuíam. Quantas vezes nos abatemos por não termos o que o outro tem, e nos esquecemos que o que temos é muito melhor. Se você está lendo ou ouvindo essa carta é porque Deus tem cuidado de você. Se alegre e se contente com o que Deus já te presenteou. Valorize os bens preciosos que Ele te deu; a família, os amigos, o alimento diário e o melhor – a Salvação em Cristo Jesus.
2.    Com quem estou competindo? Gn 4.1-8. A conhecida história de Caim e Abel nos aponta para uma realidade muito presente em nosso tempo, a competição. Percebam que Caim se preocupou mais com a aceitação da oferta de Abel, do que com os motivos que levaram Deus de rejeitar a sua. As vezes nos dá a impressão de que as pessoas estão a todo tempo em competição. Se um compra uma roupa nova, o outro se vê na obrigação de comprar também, se um está namorando, o outro entra desespero, se um conquistou algo, o outro abandona seus objetivos para ir em busca daquilo também, mesmo que não seja algo importante pra ele, mas apenas para mostrar que também tem ou consegue. Precisamos entender que não estamos em concorrência ou competindo com ninguém. Devemos nos alegrar com as conquistas e vitórias do nosso próximo e se não estamos conquistando, buscar ajuda, ao invés de prejudicar o outro.
3.    Cavar ou entulhar? Gn 26.12-15.  Ao ler a história de Isaque na terra de Gerar vemos como os invejosos são impedidos de progredir. O mesmo trabalho e esforço físico que se tem para cavar um poço, se tem para entulhar. O tempo e esforço que os filisteus tiveram para entulhar os poços de Isaque, eles poderiam ter cavado para eles. Mas a vida do invejoso é assim; ele se esforça mais em prejudicar o outro do que com suas próprias conquistas. Por outro lado, Isaque não se deixou levar pela inveja dos filisteus, ele perseverou em busca dos seus objetivos, até que os invejosos desistiram de entulhar seus poços, e o melhor, ele encontrou poços melhores. Quem sabe você é alguém consumido pela inveja, se aborrece ou entristece quando alguém está sendo abençoado. O Espírito Santo quer realizar uma obra de transformação em sua vida e fazer com que seus frutos sejam produzidos em você Gl 5.22-23. Uma vida cheia do Espírito é cheia de gozo, de contentamento com aquilo que possui e de alegria com o que o outro tem. Ou quem sabe, você parou na caminhada por causa dos invejosos, desistiu dos seus sonhos porque sempre se levanta alguém contra, volte a sonhar! Não se contamine com o veneno dos outros, coloque sua vida aos cuidados de Deus como fez Isaque e se assegure na aliança que você tem com Ele.
Como corpo de Cristo, a minha vitória precisa ser a sua vitória, a minha luta a sua luta 1Co 12.26. Oremos nesse momento uns pelos outros e vamos juntos compartilhar nossos sonhos e conquistas pois somos de um só time; o Reino de Deus. Em Cristo Jesus, nossa grande vitória. Até a última casa!  
                                                                                                    Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores