quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Carta Pastoral 067 - Fidelidade



Carta pastoral – Setembro de 2017 – ano II – 067
Série “Viver Cristo em tempos de crise”
“Fidelidade”
Textos para ler: Dt 7.9; 1Rs 8.56; Sl 89.1; 2Tm 2.13; Ap 2.10
Queridos e amados irmãos, que a graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.
Uma das palavras mais ouvidas nos últimos dias no Brasil, tem sido “delação premiada”. Pessoas presas por crimes de corrupção negociam com a justiça, entregar outros criminosos, em troca de liberdade ou atenuação da sua pena. Temos visto homens que eram parceiros, amigos íntimos e fiéis escudeiros se voltarem contra antigos companheiros quebrando pactos de fidelidade e cumplicidade. A infidelidade é marca sempre presente na vida do homem sem Deus – e em nós???.
O Espírito Santo me levou a refletirmos um pouco sobre FIDELIDADE. Você se considera uma pessoa fiel? Até onde vai a sua fidelidade com o próximo e principalmente com Deus? analisemos alguns aspectos da fidelidade e vejamos onde precisamos melhorar:
1.  Fidelidade com Deus 2Tm 2.13. Em toda a história bíblica, vemos a fidelidade como um dos atributos mais visíveis em Deus. Mesmo diante do pecado e desobediência de Israel, Ele nunca quebrou sua aliança com seu povo. A fidelidade de Deus não é movida pela ação humana, mas pelo seu próprio caráter que permanece fiel independente de nossa condição. Mas como está a nossa fidelidade para com Deus? temos correspondido à sua fidelidade? Temos manifestado essa fidelidade entre as gerações? Temos amado a Deus acima de todas as coisas? Em Apocalipse 2.10 vemos que a fidelidade é a condição necessária para recebermos a coroa da vida e precisamos ser imitadores de Deus como filhos amados Ef 5.1.
2.  Fidelidade com o próximo 1Sm 19.1-7. Um dos belos exemplos de fidelidade com o próximo, é o de Jônatas e Davi. Jônatas colocou em risco sua vida e seu relacionamento com seu pai para defender Davi. Até que ponto estamos dispostos a assumir riscos para manter nossa fidelidade com nosso familiar, cônjuge ou irmão em Cristo? Davi também manteve sua fidelidade com Jônatas mesmo depois que este estava morto 2Sm 9.1. A exemplo de Davi, precisamos ser fieis ao próximo mesmo quando não somos os beneficiados. Lamentavelmente, no meio dos cristão há infidelidade nos negócios, nos compromissos e nas amizades. Há uma carência grande de pessoas em que se possa confiar para abrir o coração e confidenciar algum segredo ou confessar algum pecado. Devemos fazer a diferença neste mundo, pois fomos chamados para ser luz e Deus condena todo tipo de infidelidade Rm 1.31-32.
3.  Fidelidade com a missão At 20.24. Todos nós recebemos talentos, dons e ministérios para sermos usados na obra do Senhor, mas como tem sido a nossa fidelidade com o que recebemos de Deus? O apóstolo Paulo é um grande exemplo de fidelidade para com a missão e o ministério que recebera do Senhor. Mesmo diante das maiores adversidades ele se manteve fiel com a missão que Deus lhe confiara. Quem sabe, Deus tenha lhe dado o dom de cantar, de pregar, te deu a missão de interceder, de liderar um GCEU ou algum ministério. Você tem sido fiel com aquilo que Ele te deu? Leia Mt 25.14-30.
A infidelidade entre políticos e os homens ímpios pode até não nos surpreender, mas não podemos imitá-los. Jesus nos convoca a sermos fiéis em todos os aspectos, pois Ele é nosso maior exemplo de fidelidade para com Deus Mt 26.39, com o próximo (nós) Ap 1.5 e com a missão Jo 17.4. A cruz de Cristo aponta para a fidelidade de Deus para com a humanidade e como seus discípulos devemos manifestar essa fidelidade através da nossa pregação e de nossas vidas. Em Cristo Jesus, Fiel e Verdadeiro. Até a última casa!
                                                                Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores