domingo, 20 de março de 2016

Carta Pastoral 011 - A vocação dos discípulos



Carta pastoral - Março de 2016 – ano I – 011

Carta Pastoral
Texto Básico: Mt 4.18-25
Aos Santos em Cristo Jesus que estão reunidos no GCEU, graça e paz de nosso Senhor Deus e do seu filho Jesus!
Ainda meditando sobre o capítulo 4 e o início do ministério de Jesus, chegamos ao momento em que Ele convoca os primeiros discípulos. Vemos que Jesus, ao mesmo tempo que começa a pregar, começa também a chamar e preparar seus discípulos, mostrando a grande necessidade de treinar esses homens e que a missão de pregar o evangelho fosse multiplicada através de todos aqueles que Ele chamava. Mt 28.19-20
Percebam que Jesus não vai para as sinagogas à procura de gente letrada para ser seu discípulo, nem para os grandes centros buscando pessoas de influencia socioeconômica. Jesus chama gente simples e humilde para serem pescadores de homens. Esse fato revela a natureza divina da igreja, pois uma igreja que nasce e cresce num período de grande influência da filosofia grega e da força política romana, sendo conduzida por homens pobres e de pouco estudo, só mesmo um Deus soberano poderia fazer.  
Não podemos ignorar o fato de que os discípulos, embora humildes, foram TREINADOS por Jesus. Todo aquele que deseja realizar a obra de Deus, deve primeiro ser preparado para tal. 2Tm 2.2,15. Também nos chama a atenção, o modo como os discípulos reagiram ao chamado de Jesus “...deixando logo as redes, seguiram-no” “...deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no” eles entenderam que havia urgência para a missão. Quantos em nossos dias têm demorado na decisão de seguir a Jesus. Mas Ele (Jesus) te chama hoje para ser pescador de homens. Mc 16.15; Lc 5.10-11; At 9.4-6,15-16; 2Tm 4.5
Jesus nos ensina no verso 23, a dinâmica do seu ministério; ensino, pregação e milagres. Essa deve ser também a dinâmica da igreja hoje. Uma igreja que cumpre sua missão de forma integral, deve ser uma igreja que valoriza o ensino das escrituras, a pregação da mensagem de salvação e que ora e se preocupa com os que sofrem enfermidades e opressões. At 3.1-7; At 6.7-8; At 8.4-7; At 9.31-35. Diante do exposto, vale refletir – nós temos sido uma igreja assim? O que eu preciso fazer para ser essa igreja?
Que possamos atender ao chamado do mestre e buscar a preparação necessária para cumprir seu chamado. Não importa o quanto você se acha incapacitado, aquele que te chamou, te oferece os recursos para sua capacitação. Não podemos demorar, pois o tempo está findando. Até a última casa!
                                                                                      
                                              Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores