terça-feira, 21 de novembro de 2023

Carta Pastoral 246 - O Novo Nascimento

Carta pastoral – Novembro de 2023 – ano V

Série “Na Lente da Graça”

“O Novo Nascimento”

Textos para ler: Jo 1.12-13; 2Pe 1.4; 2Co 5.17                           

Queridos e amados irmãos, que a Graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Quando ensinamos a justificação pela fé, precisamos ter em mente que não se trata de um faz de conta; algo muito poderoso aconteceu conosco: trata-se do novo nascimento, que entendermos a justificação. é fundamental para entendermos a justificação.

O novo nascimento é a primeira necessidade do homem. Não importa se ele é bondoso ou imoral, ainda assim precisa nascer de novo. Isso porque, o problema do homem não é se sua vida natural é boa ou má, mas se ele possui ou não a vida de Deus dentro de si.

Todos nós cremos que, pelo sangue de Jesus, somos perdoados; mas apenas ser perdoado não nos faz justos. Deus não quer apenas pecadores perdoados. Se antes eu era ladrão, mas agora fui perdoado dos meus roubos, isso não me faz justo, apenas um ladrão perdoado. Como então eu poderia ser feito justo? Apenas se morresse e nascesse de novo com uma nova identidade e sem passado. Esse novo homem sim agora é justo. Portanto, a justificação ganha realidade apenas quando há novo nascimento.

O novo nascimento é receber uma nova vida que não tínhamos, a vida do próprio Deus. É isso que nos transforma em seus filhos! Como já foi dito, Deus não quer apenas uma porção de pecadores perdoados, Ele deseja ter filhos com sua natureza e justiça. O novo nascimento não é uma mera mudança de conduta ou comportamento exterior, é o recebimento de uma nova vida, é uma questão de vida, e não de conduta. Todos nós recebemos a vida humana de nossos pais, mas agora precisamos receber a vida de Deus. Dessa forma, o novo nascimento é essa nova vida divina adicionada à nossa vida humana. Nascer de novo é receber a vida de Deus, e, por ela, recebemos a própria natureza Dele em nós.

Como podemos nascer de novo? Pela semente de Deus, que é a sua Palavra, e pela ação do Espírito nos trazendo para a vida. Assim a vida de Deus é gerada em nós. Nascemos de novo pelo poder da Palavra e do Espírito de Deus, e mediante o novo nascimento, nós formamos uma nova criação em Cristo Jesus. Estamos Nele, pois sua semente nos gerou e somos de sua espécie. Sua vida agora está em nós!

Se você nasceu de novo em Cristo, você não tem passado, você é uma nova criação. Você estava naquela cruz em Cristo e morreu quando Ele morreu, mas também, ressuscitou com Ele nova vida. Essa é a realidade da nova criação.

·       De que forma podemos nos tornar justos?

·       Por que importa que o homem nasça de novo mesmo sendo bondoso naturalmente?

Amar a Deus, Amar o próximo e Fazer Discípulos. Até a última casa!

 

                                                                                               Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores