segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Carta Pastoral 236 - A nossa parte é CRER

Carta pastoral – Agosto de 2023 – ano V

Série “Na Lente da Graça”

“A nossa parte é CRER”

Textos para ler: Ex 6.7; Jr 31.34                    

Queridos e amados irmãos, que a Graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

Deus mesmo cumprirá todas as cláusulas estabelecidas na Nova Aliança; então, qual é a parte do homem nessa história? Ele não precisa fazer coisa alguma, apenas CRER. O justo viverá pela fé. Na última semana, meditamos na primeira cláusula: Ele diz que vai escrever suas leis em nosso coração; hoje, nós temos no nosso coração o desejo de fazer a sua vontade. Agora, precisamos meditar nas outras três cláusulas da Nova Aliança!

1.     Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo - Esta é uma afirmação poderosa, pois, se estivermos doentes, Ele será o nosso Deus e nós teremos a cura; se estivermos necessitados, Ele será o nosso Deus e nós teremos plena provisão. Se Deus é o seu Deus, Aquele que veio em carne e abriu os olhos dos cegos, purificou leprosos, ressuscitou mortos... você será completamente suprido(a). Na Antiga Aliança, mesmo sendo o Deus deles, o povo tinha que ficar distante. Na Nova Aliança, estamos mais do que próximos: temos esse Deus residente habitando dentro de nós, e Ele é tudo aquilo que precisamos! Se você tem uma montanha de dívidas, o Cristo que multiplicou pães e peixes multiplicará as suas finanças; se você está perturbado e não consegue dormir a noite, o Cristo que é o Príncipe da Paz te envolverá! Na Antiga Aliança, pregamos o que o pecador tem que fazer para Deus, mas na Nova Aliança pregamos o que o Salvador quer fazer por eles. Mas, não há o que devemos fazer? Sim: CRER. O que o Salvador espera é que você apenas creia nele.

2.     Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, dizendo: "Conhece ao Senhor” – Assim, na Nova Aliança, não precisamos conhecer o nosso Pai através de outros, pois todos o conhecerão intimamente. O conhecimento de Deus que temos acesso hoje é intuitivo, está dentro de nós, no espírito. Não importa se somos jovens ou velhos, cultos ou iletrados, todos podemos conhecer a Deus, pois esse conhecimento é espiritual. Talvez, alguns irmãos novos na fé ainda não consigam transmitir o conhecimento que possuem no espírito para a mente, mas, com o tempo, eles conseguirão. Todos nós conhecemos, até mesmo um novo convertido, dentro dele, no espírito, já conhece. O cristianismo tem essa característica extraordinária: não precisamos de nenhum treinamento para perceber Deus e senti-lo, porque todos nós já o conhecemos.

3.     Dos seus pecados jamais me lembrarei - Esta cláusula faz todas as anteriores acontecerem. É isso que precisa ser anunciado ao corpo de Cristo: através da morte de Jesus, Deus não nos trata mais como na Antiga Aliança. Nela, além de não esquecer o pecado, Ele diz que o visitaria até a terceira e quarta geração. Mas, graças a Jesus Cristo, em que temos uma Nova Aliança, Ele diz que não lembrará nunca mais dos nossos pecados! Deus não trata os seus filhos de acordo com o pecado, pois para aquele que crê na obra de seu Filho primogênito, o pecado não é mais um problema. Todos os heróis da fé de Hebreus 11 cometeram grandes falhas; no entanto, todas as conquistas deles são mencionadas no texto, mas os pecados não. Por quê? Porque os céus não registram os pecados dos crentes da Nova Aliança.

É maravilhoso estar na presença de alguém que não se lembra dos seus erros, das suas falhas e dos seus pecados, não é? Deus é assim. Ele não registra os seus erros, porque isso foi mudado pelo sangue de Jesus. A única forma de cair em maldição na Nova Aliança é não acreditando que os seus pecados estão perdoados. Por isso, nunca se esqueça: Deus não te trata com base nos seus erros, mas nos acertos do Filho Dele.

Amar a Deus, Amar o próximo e Fazer Discípulos. Até a última casa!

                                                                                               Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores