terça-feira, 22 de agosto de 2023

Carta Pastoral 235 - De dentro para fora

Carta pastoral – Agosto de 2023 – ano V

Série “Na Lente da Graça”

“De dentro para fora” 

Textos para ler: Hebreus 8. 7-12

Queridos e amados irmãos, que a Graça e paz do Senhor seja sobre sua vida e sua família.

É preciso lembrar que a Nova Aliança foi estabelecida por Jesus há mais de dois mil anos. Assim, você e eu já nascemos inseridos na Nova Aliança, não em uma fase de transição. Porém, igrejas que ainda não entendem esse conceito fazem com que as pessoas vivam com um pé na Nova Aliança e o outro na Antiga. Nesse texto, o autor de Hebreus está descrevendo as cláusulas da Nova Aliança, e é interessante notar que o próprio Deus diz que a Antiga Aliança tinha defeito, porque o seu povo é imperfeito e não conseguiria cumpri-la. Agora, Deus estabeleceu uma Nova Aliança, e Ele mesmo diz que cumprirá todas as exigências dela, e não haverá condições impostas ao seu povo a não ser crer e receber.

Imagine que você tem um filho que não suporta comer brócolis, e só come quando é obrigado ou ameaçado. Agora, imagine também que você tem o poder de colocar dentro do seu filho o desejo e prazer por comer brócolis. Deus tem esse poder.

Na Antiga Aliança, Ele dizia: "Comerás brócolis. Se não comer, apanharás". O que a Lei faz? No máximo, nos obriga a comer. Mas, por dentro, algo mudou? Não, apenas comemos, para não sermos amaldiçoados. Já na Nova Aliança, o Senhor mudou a história; não é mais apenas uma questão de comer por obrigação, mas, dentro de nós, passa a nascer um desejo real por aquilo. Agora, eu pergunto: uma vez que você tem o desejo dentro de si, se importará com o mandamento "comerás brócolis"? Ele continua existindo, mas não comemos porque é uma ordenança, e sim, porque gostamos e temos prazer.

Na Antiga Aliança, o homem fazia as coisas por obrigação; na Nova Aliança, Deus imprimiu em nosso coração a sua vontade. Na Antiga Aliança, não matamos porque a Lei proíbe; na Nova Aliança, não matamos porque essa não é mais a nossa natureza, que agora é a natureza do amor. Deus não precisa nos proibir de roubar, Ele já colocou dentro de nós a generosidade; hoje, a vontade de Deus, a sua Lei, é parte da nossa natureza, e apenas devemos viver de acordo com ela.

A Antiga Aliança apenas educa, domestica, adestra, mas a Nova Aliança nos transforma de dentro para fora, mudando verdadeiramente a nossa identidade e natureza. Você não deve nem por um instante pensar que hoje obedecemos a Deus baseados na obrigação, ou por medo da punição: nós obedecemos porque temos um novo coração. O problema da Lei é que ela não muda o interior, apenas toca a aparência, e Deus não quer que sejamos mudados apenas por fora, Ele quer filhos transformados em sua natureza.

Neste novo pacto, a obediência é um fruto e não a raiz. A raiz é a fé, e porque cremos corretamente, obedecemos. O nosso prazer é agradar o nosso Pai. E, além da sua vontade não ser pesada, Ele mesmo nos capacita com a sua graça a fazer aquilo que Ele nos chamou para fazer.

1.     O que significa ter a Lei de Deus escrita no coração?

2.     Como nosso comportamento é afetado quando vivemos debaixo da Nova Aliança?

Amar a Deus, Amar o próximo e Fazer Discípulos. Até a última casa!

                                                                                               Pr. Luiz Antonio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores